De acordo com o psicólogo Mark Leary, membro aposentado do corpo docente da Duke University, o estudo chegou à conclusão que, em pesquisas anteriores, os pesquisadores haviam negligenciado uma resposta muito importante à rejeição.
Tipos de eventos
Por meio de sua pesquisa, Leary e seus colegas descobriram que os sentimentos das pessoas tendem a ser feridos por seis tipos de eventos:
- Crítica
- Traição
- Dissociação ativa (por exemplo, um rompimento romântico)
- Dissociação passiva (não incluída)
- Ser desvalorizado
- Sendo provocado
Outras emoções
Leary explica que as pessoas que são rejeitadas muitas vezes experimentam outras emoções que não são reações à rejeição em si, mas reações à natureza ou implicações do evento de rejeição. Esses incluem:
- Tristeza (quando as rejeições produzem uma sensação de perda)
- Ansiedade (quando as rejeições incluem uma ameaça ao bem-estar ou incerteza sobre o futuro)
- Raiva (quando as rejeições parecem injustificadas)
É importante ressaltar que Leary acrescenta que as pessoas não precisam ser realmente rejeitadas para ter a experiência subjetiva de rejeição. Por exemplo, mesmo sabendo que nossos parceiros românticos nos aceitam e nos amam, eles podem (sem querer) nos fazer sentir rejeitados e ferir nossos sentimentos em certas situações.
Dor da rejeição
Para entender completamente a dor da rejeição, Leary sugere que primeiro precisamos entender porquê a aceitação é boa. Segundo ele, as pessoas se sentem aceitas quando pensam que têm alto “valor relacional”, ou valor, para outra pessoa ou grupo de pessoas. Muito do nosso comportamento, pensamento e emoção, de acordo com Leary, é impulsionado por nossa necessidade de pertencer a grupos.
Para quem se sente rejeitado ou lutando para se sentir aceito, Leary oferece o seguinte conselho: em primeiro lugar, ele sugere que a pessoa precisa ter certeza de que não está subestimando seu valor relacional por causa de pistas sociais ambíguas ou interpretando erroneamente o feedback neutro de outras pessoas como feedback negativo. Isso é necessário porque a maioria das pessoas passa a vida se sentindo mais rejeitada do que realmente é.
Como aumentar os sentimentos de aceitação
Com essa informação em mãos, ele sugere que se pode aumentar os sentimentos de aceitação de três maneiras:
- Aprendendo a ignorar as reações negativas de pessoas cujas opiniões sobre nós não são importantes.
- Ao buscar conexões com pessoas com quem teríamos um maior valor relacional.
- Ou, se necessário, fazendo mudanças em nós mesmos que aumentariam o grau em que outras pessoas valorizam ter conexões conosco.