“É essencial que os cônjuges discutam seu trabalho um com o outro, pois o domínio do trabalho costuma ser uma parte significativa de nossas vidas e pode afetar significativamente nosso bem-estar “, diz Delia Virga, da West University of Timisoara, na Romênia. “Compartilhar detalhes sobre seu trabalho com seu parceiro pode ajudá-lo a entender e apoiar melhor um ao outro e fornecer uma oportunidade de se conectar e se relacionar com interesses e experiências compartilhadas”, acrescenta ela.

Comunicação nas relações

Baseando-se em dados de 149 casais romenos, os pesquisadores exploraram o papel da comunicação em relação ao trabalho entre os casais com dupla renda.

Eles descobriram que os casais que se comunicam aberta e honestamente sobre seu trabalho eram mais propensos a ter níveis mais altos de satisfação e equilíbrio no relacionamento.

As conversas sobre o trabalho representam uma parte essencial de como os indivíduos representam seus ambientes domésticos, negociam com seus parceiros, criam consciência e, finalmente, criam significado em suas experiências.

Ambiente acolhedor e gratificante

“A comunicação sobre o trabalho é essencial para a construção social da realidade e para a criação de um ambiente doméstico acolhedor e gratificante “, diz Virga.

“Ao compartilhar informações e ideias sobre seu trabalho, os cônjuges podem entender e apoiar melhor um ao outro, entendendo a conexão e o trabalho em equipe. Além disso, a qualidade da comunicação é um dos melhores indicadores de satisfação com a vida.”

Orientações de especialista

A especialista tem os seguintes conselhos para parceiros em relacionamentos:

  • Desenvolva o hábito de discutir as obrigações, demandas e necessidades de cada pessoa de maneira aberta e honesta com seu parceiro/a. É crucial verificar como as coisas estão indo e ser flexível o suficiente para ajustar as responsabilidades da função conforme necessário.
  • Esteja disposto a compartilhar deveres e responsabilidades. Esteja preparado para ajudar com tarefas e responsabilidades que podem não se enquadrar em suas responsabilidades normais. Isso pode envolver cuidar de crianças, lavar roupa ou fazer recados. Cada parceiro deve tomar a iniciativa de apoiar o outro. Você pode até se esforçar para prever as necessidades de seu cônjuge e ajudá-lo antes que ele peça.
  • Aprecie seu cônjuge por seu apoio. Mostre seu apreço e apoio pela dedicação de seu cônjuge enquanto ouve ativamente suas preocupações sobre o trabalho. Isso pode ser tão fácil quanto demonstrar felicidade e admiração por suas realizações ou encorajá-los quando estiverem se sentindo sobrecarregados.
  • Passem tempo de qualidade juntos. Evite agendas lotadas, priorize seu relacionamento e reserve tempo um para o outro. Faça um esforço para agendar um tempo de qualidade com seu parceiro para melhorar a qualidade da comunicação.

Trazer também lazer e prazer

E, embora seja importante dar ao trabalho o respeito que ele merece, também é importante poder sair do modo de trabalho.

Se você estiver falando demais sobre trabalho com seu parceiro, considere experimentar novas atividades (por exemplo, assistir a uma aula de culinária juntos, fazer uma aula de tênis ou visitar um museu de arte, afinal compartilhar lazer e prazer também é essencial para a relação).

Isso pode oferecer algo novo para conversar. Não evite conversas de trabalho com seu parceiro, mas também não exagere.