Chegamos ao fim da nossa séria sobre os fatores da Teoria DISC, o fator “C” representa a Conformidade.

É um dos quatro principais fatores comportamentais que ajudam a descrever as preferências comportamentais das pessoas.

Cada letra do DISC corresponde a dimensões específicas:

1. Analítico: São pessoas que têm uma abordagem metódica e analítica para lidar com problemas e questões.

2. Organizado: Tendem a ser altamente organizados e valorizam a ordem em suas atividades diárias.

3. Detalhista: Prestam muita atenção aos detalhes e buscam a precisão em seu trabalho.

4. Sistemático: Preferem seguir procedimentos e diretrizes estabelecidas para garantir resultados consistentes.

5. Cauteloso: São cuidadosos e tendem a evitar tomar decisões impulsivas ou arriscadas.

6. Foco na Qualidade: Valorizam a qualidade do trabalho realizado e se esforçam para entregar resultados precisos e confiáveis.

7. Reservado: Podem ser mais reservados e introvertidos, preferindo trabalhar de forma independente ou em ambientes mais silenciosos.

8. Orientados para detalhes: Possuem uma capacidade natural para perceber pequenas discrepâncias e inconsistências.

Combinação única

É importante lembrar que todos nós temos uma combinação única dos quatro fatores do DISC, e essa combinação molda nosso estilo comportamental geral.

O DISC é uma ferramenta útil para entender melhor a si mesmo e aos outros, melhorando a comunicação, a colaboração e as relações interpessoais.

Entre 2007 e 2012 a Etalent, em parceria com outras organizações e a partir da Coordenação de Jorge Fernandes de Matos, realizou uma pesquisa em larga escala no Brasil, mapeando a população nacional nos quatro fatores comportamentais. Esse levantamento se deu a partir da aplicação do inventário comportamental DISC.

A pesquisa ficou conhecida como “Talento Brasileiro” e abrangeu 1,3 milhão de pessoas. O objetivo do estudo foi entender como se dá a construção do perfil comportamental brasileiro a partir dos seus talentos. Essa pesquisa se diferencia das demais realizadas por seu foco em um panorama puramente nacional.

Dados da pesquisa

Os resultados referentes ao Fator “C” do DISC apresentaram que 15,62% da população brasileira possui talentos atrelados ao perfil dominância:

 Já em 2014 a TTI Success Insigts publicou uma pesquisa, mostrando as características comportamentais de 10 países, nos dois meses seguintes foram acrescentados mais 12 países, atualmente a TTI tem dados e normas específicas de mais de 22 países, e esse número só cresce. Seguem os dados de alguns países mapeados, evidenciando especificamente o fator “C” do DISC:

  1. EUA: 13%
  2. Rússia: 20%
  3. China: 22%
  4. Alemanha: 13%
  5. Reino Unido: 15%
  6. Austrália: 12%
  7. Países Baixos: 12%
  8. França: 13%
  9. Itália: 13%

O DISC é uma ferramenta especular como auxílio na compreensão do comportamento organizacional e do trabalho, porém é fundamental compreender que se trata de mais um instrumento reconhecidamente científico, entretanto o ser humano é mais complexo e mais dinâmico de um instrumento, vale sempre ter uma noção maior que o instrumento sobre cada pessoa dentro das corporação.

Bibliografia:
MATOS, Jorge; PORTELA, Vania. Talento Para a Vida: Alavancando Pessoas e Organizações Através do Comportamento. 6° Edição. Editora Etalent, 2017.
BONNSTETTER, Bill J; RIBAS, Alexandre. Manual Definitivo DISC. 1° Edição. Editora Success For You TTI Success Insights. 2016.
https://chat.openai.com (31/07/2023 – 13H49min)
MATOS, Jorge. Talento Brasileiro. Pesquisa com 1.3 milhão de participantes realizada em todo Brasil entre 2007 e 2012. 1° Edição. Editora Etalent. 2013