‘Psicoterapia breve: aspectos gerais e propostas contemporâneas aplicadas no Brasil’ é título de livro lançado pela Vetor Editora. O cenário contemporâneo das psicoterapias breves pode ser descrito como plural tanto no sentido de haver diversas propostas de psicoterapia breve quanto no sentido de que há diferentes modelos teóricos subjacentes e diversas técnicas deles derivadas.

Por esses motivos, esta obra é apresentada no plural: não há uma psicoterapia breve generalista, mas diferentes propostas que coerentemente se organizam em torno de uma ou mais teorias e propõem intervenções específicas objetivando a mudança. É esse o panorama que a publicação pretende mostrar e, talvez, possibilitar diálogos que façam avançar cada vez mais no desenvolvimento de propostas que atendam às necessidades específicas da(s) realidade(s) brasileiras.

Reúne contribuições de psicoterapeutas e pesquisadores sobre propostas de psicoterapia breve de diferentes orientações teóricas que permitem ao leitor uma visão ampla da teoria e da prática. Inicia-se com uma seção que trata de aspectos teórico-técnicos mais gerais para, em seguida, apresentar algumas das diversas propostas praticadas na atualidade.

Ficha técnica

Título: Psicoterapia breve: aspectos gerais e propostas contemporâneas aplicadas no Brasil

Organizadores: Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha, Tales Vilela Santeiro, Evandro de Morais Peixoto, Maria Leonor Enéas e Giovanna Corte Honda

Editora: Vetor

Páginas: 288