As doenças renais podem se apresentar clinicamente de forma aguda ou crônica. As formas crônicas evoluem por longos períodos de tempo e, às vezes, necessitam de tratamento prolongado ou pelo resto da vida, com medicamentos, dieta, exercícios e suporte psicossocial. Além disso, esses pacientes experimentam mudanças em si e em seus relacionamentos, podendo afetar sua autopercepção e identidade.

O livro ‘Psicologia e nefrologia – Teoria e prática’, publicado pela Sinopsys Editora, foi pensado e organizado para ser um material de capacitação da equipe multidisciplinar em nefrologia no que diz respeito aos diversos temas que englobam a saúde na doença renal crônica. Sobretudo quanto aos aspectos em saúde mental e à atuação dos psicólogos nessa área.

Organizada pela psicóloga Beatriz dos Santos Pereira e pela médica Natália Fernandes, a publicação inédita no Brasil se encarrega de ser um importante acréscimo à literatura dos aspectos psicológicos e de saúde mental na nefrologia. Busca alcançar uma prática assistencial de alta qualidade e que os pacientes e seus cuidadores recebam cuidados integrais em saúde, de forma empática e ética. Almeja, ainda, proporcionar aos profissionais envolvidos uma visão holística do manejo de pacientes que apresentam falência funcional renal, bem como introduzir a psicometria, forma quantitativa em psicologia.

Partes

Dividida em quatro partes, a obra é dirigida a psicólogos que atuam no tratamento de pacientes com doença renal crônica e demais profissionais da saúde que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos em nefrologia, especialmente quanto aos temas referentes à saúde mental, qualidade de vida e aspectos emocionais. Em sua primeira parte, contextualiza a doença e seus tratamentos; na segunda, evidencia a importância da equipe multidisciplinar no manejo da doença; na terceira, focaliza os aspectos em saúde mental e as especificidades da atuação do psicólogo em nefrologia.

Para encerrar, a quarta parte do livro trata de temas especiais em nefrologia, como aspectos neurocognitivos, entrevista motivacional, adesão ao tratamento, cuidador familiar do paciente renal crônico, religiosidade e espiritualidade na prática clínica psicológica, morte e luto.

Ficha técnica

Título: Psicologia e nefrologia – Teoria e prática

Organizadoras: Beatriz dos Santos Pereira e Natália Fernandes

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 568