Pesquisadores da Ruhr-Universität Bochum (RUB) obtiveram novos insights ao realizar experimentos com camundongos. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista ” Celular and Molecular Life Sciences “.

Perda abrupta de consciência

Mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo sofrem de crises de ausência. Os pacientes experimentam uma perda abrupta de consciência e caem em uma paralisia de comportamento que dura alguns segundos. As crises de ausência geralmente ocorrem em crianças entre as idades de quatro e doze anos e muitas vezes são confundidas com devaneios. Eles estão ligados à atividade cerebral alterada, que é visível nos registros de atividade cerebral como as chamadas descargas de pico e onda (SWDs). O padrão de atividade característico origina-se da atividade rítmica e sincronizada das células nervosas no córtex cerebral e no tálamo.

Como os núcleos localizados no fundo do cerebelo têm uma ampla conectividade com várias regiões do cérebro, os pesquisadores propuseram que poderia ser possível tratar convulsões estimulando os núcleos cerebelares. Experimentos com roedores por outros grupos de pesquisa mostraram que tal estimulação pode, de fato, interromper as crises de ausência. No entanto, não está claro o que está por trás desse efeito no nível celular e molecular.

Estimulação de núcleos cerebelar

Os pesquisadores de Bochum trabalharam com camundongos que desenvolvem crises de ausência devido à falta do canal de cálcio do tipo P/Q nas células nervosas do cerebelo. Eles estimularam os núcleos cerebelares por meio da administração de uma substância farmacológica ou via estimulação quimiogênica. Para a estimulação quimiogênica, um receptor geneticamente modificado é introduzido nas células para que elas possam ser ativadas por uma molécula especificamente projetada, normalmente não presente no cérebro. Isso permitiu que os pesquisadores aumentassem lentamente a atividade das células do núcleo cerebelar.

Além disso, a equipe usou estimulação optogenética para aumentar brevemente a atividade das células nos núcleos cerebelares e interromper as ausências em andamento após o início. Essa técnica usa proteínas de algas que podem ser ativadas pela luz para aumentar a atividade das células nervosas. No geral, o estudo confirmou que a estimulação direcionada dos núcleos cerebelares pode se tornar uma abordagem terapêutica para pessoas que sofrem de crises de ausência.