A infância é uma fase essencial na formação do ser humano e o brincar tem vital importância na vida das crianças. Ele não é mais do que apenas diversão. Quando a criança brinca, ela explora o mundo ao seu redor, desenvolvendo habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais de maneira orgânica e espontânea.

Toda a criança deve correr, pular, subir e explorar diferentes movimentos. Essas atividades desenvolvem a coordenação motora, a força muscular e a resistência física.

Benefícios físicos e sociais

Além do desenvolvimento físico, o ato de brincar estimula também a imaginação e a criatividade. As crianças podem criar histórias e personagens, desenvolvendo a linguagem, a resolução de problemas entre outras habilidades.

Outros pontos que devemos destacar são o desenvolvimento social e emocional. Ao brincar junto com outras crianças elas aprendem a compartilhar, resolver conflitos, colaborar e assim construir relações saudáveis. Já na parte emocional a criança pode expressar suas emoções como alegria, frustrações, medo, angústias e aprender a controlá-las e superá-las no dia a dia.

Dispositivos eletrônicos

No entanto, hoje em dia, o brincar está sob ameaça. Os dispositivos eletrônicos estão diminuindo o tempo disponível para as brincadeiras e a interação com outras crianças, além de criar um vício. Por isso os pais devem ter atenção se o mundo virtual está ganhando um espaço maior do que o devido.

É fundamental que os pais, educadores e governos reconheçam o valor da brincadeira e defendam o direito das crianças a essa atividade, garantindo que elas tenham tempo e espaço para brincar.

E MAIS…

Direito fundamental de todas as crianças


No Dia Mundial da Infância vamos lembrar que o brincar não é um luxo, mas sim um direito fundamental de todas as crianças, momento em que podem sonhar, explorar e crescer através do poder da brincadeira.

E que além do brincar, as crianças têm outros direitos, entre eles, alguns fundamentais, como alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar.