Ambientes de troca estimulam o aprendizado, a inteligência emocional dos alunos e isso ajuda a lidar com o cotidiano familiar e escolar.

Sendo assim, prepara as crianças e adolescentes a enfrentar desafios da vida e suas próprias emoções.

Qual é o objetivo desse processo

Esse processo estimula a promoção de formas de integração em seus ambientes com a construção e participação coletiva.

Prepara também esses jovens para relações mais saudáveis e equilibradas em seus círculos sociais.

Além ainda de propiciar espaços para diálogos e convivência gerando resoluções de conflitos.

O estímulo à proatividade, liderança, empatia e o relacionamento com seus pares se faz presente quando esse processo se torna efetivo.

O futuro além dos muros da escola busca preparar os alunos para a sociedade e o mercado de trabalho.

O investimento em um processo formativo socioemocional propicia que ele se tornar proativo e independente, tanto na sua trajetória de vida quanto nos estudos.

Qual a importância dessa educação

A contribuição para o indivíduo ao adquirir ferramentas para lidar com o mundo ajuda sua formação na sociedade enquanto cidadão e sua troca com os pares na escola.

É extremamente importante que esse processo se inicie desde os primeiros anos escolares, assim desde cedo a criança vai adquirindo habilidades para lidar com suas emoções.

Ou seja, estimular o desenvolvimento socioemocional é também desenvolver a inteligência emocional.

Pilares da educação socioemocional

Os pilares estão pautados nas habilidades cognitivas (aprender a conhecer), nas habilidades emocionais (aprender a fazer), nas habilidades sociais (aprender a conviver) e nas habilidade éticas (aprender a ser) .

São habilidades de grande relevância no desenvolvimento, afinal, com elas são estimulados o autoconhecimento (lidar com suas próprias emoções), o autocontrole (resolução de conflitos|), a consciência social (empatia), propiciando assim a tomada de decisão responsável e também a reflexão sobre os valores e princípios.

E MAIS…

Os benefícios na prática

É fundamental que desde o início seja trabalho nas escolas, com suas crianças e adolescentes, essas habilidades que podem ajudar no amadurecimento saudável e consciente fazendo os alunos se tornarem adultos mais autônomos que saibam lidar com suas próprias emoções em diversas situações.