Uma descoberta que contrasta com um estudo recente em ratos que sugeriu que os cabelos grisalhos induzidos pelo estresse são permanentes deixou pesquisadores da Universidade de Columbia surpresos ao constatar que a cor natural do cabelo pode ser restaurada, ou seja, ao eliminar o estresse a pessoa pode deixar de ser grisalha naturalmente.

O estudo, publicado na eLife, tem um significado mais amplo do que confirmar especulações antigas sobre os efeitos do estresse na cor do cabelo. Ao compreender os mecanismos que permitem que os cabelos grisalhos ‘velhos’ retornem aos seus estados pigmentados ‘jovens’, é possível conseguir novas pistas sobre a maleabilidade do envelhecimento humano em geral e como ele é influenciado pelo estresse.

Envelhecimento não linear

Os dados se somam a um crescente corpo de evidências demonstrando que o envelhecimento humano não é um processo biológico linear e fixo, mas pode, pelo menos em parte, ser interrompido ou mesmo temporariamente revertido.

Os pesquisadores analisaram cabelos individuais de 14 voluntários. Os resultados foram comparados com o diário de estresse de cada voluntário, no qual os indivíduos foram solicitados a revisar seus calendários e avaliar o nível de estresse de cada semana. Os investigadores notaram imediatamente que alguns fios de cabelo grisalhos recuperavam naturalmente sua cor original, o que nunca havia sido documentado quantitativamente.

Níveis de proteínas

Para entender melhor como o estresse causa cabelos grisalhos, os pesquisadores também mediram os níveis de milhares de proteínas nos cabelos e como os níveis de proteínas mudaram ao longo do comprimento de cada fio. Mudanças em 300 proteínas ocorreram quando a cor do cabelo mudou, e os pesquisadores desenvolveram um modelo matemático que sugere que mudanças induzidas pelo estresse nas mitocôndrias podem explicar como o estresse torna o cabelo grisalho.

Os dados mostraram que o envelhecimento é reversível nas pessoas, o que implica um mecanismo diferente dos camundongos, cuja biologia de folículo piloso distinto.