Atribuir TDAH a uma criança inquieta, irritadiça e sem concentração e que recebe uma medicação que exacerba os sintomas ao invés de atenuá-los, simplesmente porque seu comportamento era apenas ansioso.

Por outro lado, o TDAH também pode ser totalmente perdido, ao se levar em consideração gênero e etnia. Por exemplo, os meninos tendem a ser impulsivos e inquietos, chamando rapidamente a atenção para algo errado. Por outro lado, as meninas tendem a exibir mais desatenção, portanto, talvez sendo vistas simplesmente com uma dificuldade de aprendizado.

Principais sintomas

Também é possível que os principais sintomas tenham uma apresentação atípica e, portanto, passem despercebidos.

1. Hiperfoco. Embora a apresentação estereotipada do TDAH provavelmente evoque imagens de atenção em constante mudança, o déficit de atenção naqueles com propensão ao hiperfoco é que eles têm problemas para mudar a atenção. Deve-se notar que isso não é o mesmo que uma criança com TDAH que é consumida por videogames, que prendem sua atenção devido a novos estímulos em ritmo acelerado.

2. Um senso de urgência para concluir as atividades. O TDAH é uma inquietação mais produtiva, como se o indivíduo encontrasse uma maneira de conter essa energia de forma mais construtiva. Apesar de muitas vezes correr, isso não significa que a pessoa não possa fazer um trabalho completo. As chances são, porém, de que eles já estejam pensando sobre a próxima coisa a fazer enquanto trabalham no assunto atual, como se quisessem manter o ímpeto.

Manter-se em movimento

Deve-se notar que esse traço também pode estar presente em pessoas com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou hipomania. No TAG, no entanto, a atividade constante é uma distração da preocupação. Além disso, os processos de pensamento preocupados serão óbvios ao conhecer o paciente. Haverá tensão muscular, nervosismo, insônia, irritabilidade e falta de foco devido a um monte de pensamentos preocupados. Na hipomania, ela só aparecerá periodicamente quando a pessoa estiver passando por um episódio hipomaníaco .

Para alguém com TDAH, é uma característica básica e pode parecer que manter-se em movimento produtivo é um fim em si mesmo e, após avaliação, pode ser descoberto como acompanhado por outros sintomas de TDAH. Isso não significa que o TDAH e outros distúrbios com sintomas semelhantes não possam ocorrer simultaneamente.

Atenção clínica

Atenção clínica cuidadosa deve ser dada ao processo de diferenciação para cuidados precisos. Farmacologicamente, se alguém sofre de TAG e TDAH, por exemplo, medicamentos estimulantes podem exacerbar o quadro. Psicoterapeuticamente, embora o TDAH e o TAG tenham ostensivamente sintomas semelhantes, não é suficiente abordar um e não o outro. Esse paciente é duplamente atingido, pois ambas as condições geram problemas com inquietação e atenção. Reduzir os pensamentos preocupados que conduzem o TAG, no mínimo, reduzirá o nervosismo e proporcionará um sono melhor, que é conhecido por afetar positivamente aqueles com TDAH.