Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger traz a visão de que a pessoa tem com ela aspectos da sua ancestralidade, reconhecidos em seu DNA, gestos, costumes e sobretudo em suas crenças, dentre outros.

No que se denomina “Visão Sistêmica” é olhar a pessoa, não enquanto isolada de todos mas sim como um representante do seu clã, de sua família visto que traz em si própria , traços de várias gerações.

Outra característica das Constelações é que, tratando das relações, se sustenta na importância da comunicação humana através dos “campos mórficos” ou “morfogenéticos”.

Comunicação invisível

Explico assim: os campos de comunicação citados acima são invisíveis. Muitos campos de comunicação são invisíveis aos olhos humanos tanto quanto precisos. Por exemplo, caso queira falar ao telefone comigo e digitar um número errado, você simplismente não falará comigo. Digitando o número certo, falaremos mas não veremos esse campo.

Assim, existem muitos campos para nos comunicarmos, embora não possamos vê-los. No caso dos campos mórficos nós também não os vemos, mas sentimos.

Imaginem comigo:  você e sua família são como uma roda de pessoas (como numa ciranda) de mãos dadas.  Ao seu lado estão as pessoas que lhe são mais próximas, conforme a roda se abre, outras pessoas da sua família estão lá, até os ancestrais que você nunca conheceu, pois, se não conheceu seu tataravô, ele continua sendo seu tataravô, pois ele pertence a sua família. Assim, a roda é atemporal.

Movimento harmônico

Imagine agora que todos seguem um ritmo e a roda se movimenta harmonicamente. Daí vem um fator externo e puxa você da roda. Pode ser que as pessoas que estão muito próximas se desloquem, podem até cair, por exemplo. A roda toda sentirá com maior ou menor intensidade. O ritmo ficará abalado. Isso acontece até que tudo se reestabeleça e a roda continuará se movimentando.

O exemplo citado é uma possibilidade de explicar o porquê pensamos em alguém e essa pessoa aparece ou telefona.  Todos que pertencem a roda estão em constante comunicação, mais ou menos perceptível, dependendo de vários aspectos que poderão ser explicados num outro momento.

Imagine agora que você pertence a roda de sua família, mas também à roda dos colegas de trabalho, à roda dos amigos de infância e quem sabe, pertence a tantas outras rodas.

Observação importante

Estamos em constante comunicação com as rodas a que pertencemos e o que acontece com um reflete em toda roda: se você adoece ou se você se alegra…

Outra característica da Constelação Familiar é que os sintomas  (doenças , conflitos)  são nossos amigos, pois trazem em si a mensagem de que algo está por detrás, que são as verdadeiras razões e por detrás estão nossas emoções.

Ferramenta de apoio

Essa visão é contrária à visão positivista que trata o sintoma suprimindo-o.  A visão sistêmica vai em busca da mensagem que o sintoma está trazendo pois ele não é a causa e sim o mensageiro. Uma vez, vista a causa, o sintoma cumpre sua função e se vai.  Quando as veradeiras razões do sintoma aparecem, surge a harmonização do Sistema por meio de novas atitudes a serem tomadas ou atualização de crenças, por exemplo.

A Constelação Familiar não muda nada nem ninguém, mas é uma importante ferramenta para que a pessoa possa mudar a si mesma. Essa visão passa a ser um modo de ver a si mesmo e o mundo.

E MAIS…

Exercício  sistêmico

É possível realizar diariamente um exercício  sistêmico que proponho aqui:

  1. Escolha um local em que não seja interrompido
  2. Sente-se confortavelmente ou deite mas não durma
  3. Desaperte sua roupa e calçado
  4. Respire alongadamente
  5. Coloque sua atenção nas sensações do seu corpo
  6. Libere as tensões
  7. Traga sua presença para o aqui e agora
  8. Use toda sua imaginação
  9. Veja a sua frente seu pai e sua mãe
  10. Veja atrás deles seus 4 avós
  11. Atrás deles seus 8 bisavós
  12. Seus 16 tataravós
  13. E assim por diante
  14. À sua frente veja sua ancestralidade: quanta gente viveu para que você pudesse estar aqui
  15. Respire fundo
  16. Pouse seu olhar em tanta gente
  17. Coloque um sorriso no seu coração e diga a todos
  18. Muito obrigado
  19. Sinta isso no seu coração
  20. Guarde essa sensação
  21. Espreguice-se
  22. Siga seu dia