Um episódio no BBB23 chamou a atenção esta semana e trouxe como tema de discussão os relacionamentos tóxicos, ou conceitualmente abusivos.

O casal Bruna Griphao e Gabriel Fop foram alertados pelo apresentador Tadeu Schmidt sobre comportamentos disfuncionais entre eles, com falas que foram consideradas pelos telespectadores como inapropriadas. 

Como identificar?

Mas o que é um relacionamento tóxico e como saber que está vivenciando um?

As atitudes podem ser explícitas ou sutis, o que é mais perigoso para a percepção das pessoas envolvidas que acabam entrando em um ciclo difícil de sair.

Esse tipo de abuso pode acontecer de forma verbal e até mesmo chegar a uma forma física. Pode iniciar com um tom de “brincadeira” e depois evoluir para a agressividade.

Mais tarde vem um empurrão, um tapa ou um aperto mais forte no braço. É preciso ficar atento que já na primeira frase  que pode ser considerada uma “piada” por quem a disse, já estar presente algum sinal de abuso.

O assunto não é brincadeira

A tal da “brincadeira” pode vir como um disfarce para o controle dos passos do outro. Sobre como a pessoa se veste, o controle sobre a alimentação e as amizades.

Esse relacionamento tóxico acontece entre casais com relacionamentos afetivos, amigos e familiares.

É preciso saber identificar para que as pessoas busquem ajuda e saibam combater esse tipo de relacionamento.

E MAIS…

Quem é a vítima e quem a pratica

No caso de relacionamentos afetivos, é importante que logo no início, quando as pessoas ainda estão se conhecendo, essa dinâmica seja extinta, pois, um relacionamento pode iniciar já com esses pequenos sinais e mais tarde cair em uma relação patológica, com os conflitos excessivos, a dependência excessiva do outro, ou de ambos, a desconfiança excessiva, a submissão e agressão. Enfim, a prevenção é o melhor caminho.