Os cientistas identificaram um novo alvo potencial para o tratamento da doença de Alzheimer (DA).

Esta nova informação pode ajudar os pesquisadores a encontrar tratamentos que previnam a senescência celular ou removam células senescentes do cérebro para desacelerar ou interromper a progressão da DA e/ ou melhorar os sintomas relacionados.

Pesquisa “senolítica”

A busca por terapias que eliminem as células senescentes é conhecida como pesquisa “senolítica”. À medida que os indivíduos envelhecem, a exposição contínua a vários fatores de estresse leva a um aumento no número de células que se tornam senescentes. Essas células podem se tornar resistentes à morte celular, mudar de forma e tamanho e secretar moléculas inflamatórias. Em modelos animais, as células senescentes contribuem para a patologia e disfunção cerebral. Pesquisas com animais também mostram que o esgotamento das células senescentes retarda o aparecimento de doenças relacionadas à idade.

No entanto, a distribuição esparsa e o fenótipo heterogêneo dessas células apresentam desafios para detectá-las em tecidos humanos.

Células raras

Agora, usando grandes e diversas populações de tecido cerebral humano pós-morte de pacientes com vários níveis de patologia da DA, os pesquisadores desenvolveram, testaram e validaram uma técnica envolvendo “eigengenes” para identificar essas células raras.

Eigengenes são úteis quando nenhum gene captura de forma confiável um fenótipo como a senescência, dizem os pesquisadores. Cada um de seus eigengenes detectou cerca de 2% de células senescentes de uma população de aproximadamente 140.000 núcleos únicos derivados de 76 cérebros humanos pós-morte.

Outros fatores

A pesquisa se destaca como uma nova maneira empolgante de atingir um dos muitos subjacentes fatores que contribuem para a doença de Alzheimer, pois agora se sabe que é preciso de drogas que funcionem contra os muitos processos biológicos subjacentes que dão errado à medida que envelhecemos – como o acúmulo de células senescentes tóxicas – que contribuem para a doença de Alzheimer.