Estima-se que 5 milhões de americanos vivam com a doença de Alzheimer, uma condição progressiva que afeta principalmente pessoas com mais de 65 anos e interfere na memória, linguagem, tomada de decisões e capacidade de viver de forma independente. Embora a doença geralmente afete uma população idosa, os resultados deste estudo indicam que pessoas com menos de 65 anos se beneficiariam com esse apoio social. Segundo a pesquisa, indivíduos na faixa dos 40 e 50 anos com baixa disponibilidade de ouvinte tinham uma idade cognitiva quatro anos mais velha do que aqueles com alta disponibilidade de ouvinte.

“Muitas vezes pensamos em como proteger a saúde do nosso cérebro quando ficarmos mais velhos, depois de já termos perdido muito tempo décadas antes para construir e manter hábitos saudáveis ​​para o cérebro”, diz o pesquisador do NYU Langone Health / NYU Grossman School of Medicine, Joel Salinas. Salinas também recomenda que os médicos considerem adicionar esta pergunta à parte padrão da história social da entrevista com o paciente: perguntar aos pacientes se eles têm acesso a alguém com quem podem contar para ouvi-los quando precisarem falar. “A solidão é um dos muitos sintomas da depressão e tem outras implicações para a saúde dos pacientes”, diz Salinas.

Condução dos estudos

Ao todo, 2171 pessoas com idade média de 63 anos participaram do estudo. A resiliência cognitiva dos participantes do estudo foi medida como o efeito relativo do volume cerebral total na cognição global, usando exames de ressonância magnética e avaliações neuropsicológicas tomadas como parte da ESF. Volumes cerebrais mais baixos tendem a se associar a funções cognitivas mais baixas e, neste estudo, os pesquisadores examinaram o efeito modificador de formas individuais de suporte social na relação entre o volume cerebral e o desempenho cognitivo.

Mecanismos biológicos

Os pesquisadores observam que um estudo mais aprofundado das interações sociais individuais pode melhorar a compreensão dos mecanismos biológicos que ligam os fatores psicossociais à saúde do cérebro. “Embora ainda haja muito que não entendemos sobre os caminhos biológicos específicos entre os fatores psicossociais, como disponibilidade do ouvinte e saúde do cérebro, este estudo dá pistas sobre razões biológicas concretas pelas quais todos devemos buscar bons ouvintes e nos tornarmos melhores ouvintes, “diz Salinas.

Além de Salinas, pesquisadores da Boston University School of Medicine, Harvard Medical School, do McCance Center for Brain Health no Massachusetts General Hospital, do Turner Institute for Brain and Mental Health na Monash University, da Harvard TH Chan School of Public Health, a Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston, a Universidade da Califórnia Davis e o Instituto Glenn Biggs para Doenças de Alzheimer e Neurodegenerativas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em San Antonio também estiveram envolvidos no estudo.