Características da personalidade dos pais refletem no comportamento dos filhos?

Muitas características da personalidade dos pais refletem no comportamento dos filhos. A primeira grande referência em construção de personalidade de um sujeito, que acontece na infância até os 9 anos, são os pais. Obviamente, os comportamentos dos pais vão modelando a forma que eles devem agir e se comportarem no mundo.

Por isso, é importante que os pais sejam coerentes naquilo que falam e fazem. A criança busca referência do comportamento, principalmente do que é feito diante dos seus olhos. Aquilo ali é um modelo que ela deve seguir, que ela acaba sendo impactada e influenciada bastante por isso.

Genética

Existem outros fatores de influência do comportamento, da personalidade, de construção do sujeito, como, por exemplo, a genética. A genética dos pais também influencia no comportamento e na construção de personalidade do sujeito.

Os amigos também acabam meio que modelando de certa forma o comportamento e o psiquismo da pessoa, porque, para entrar nesse modelo social, a gente acaba criando tendências de adaptação ao meio. Por isso, o meio também modela, por nós sermos animais sociais, a forma como a gente vai agir lá fora.

O meio acaba trazendo algumas coisas para o nosso comportamento. A gente não consegue simplesmente criar caixinhas de como o eu, meu self, vai se comportar no externo e como meu self vai se comportar no interno. A gente acaba sempre carregando algumas essências do que vê lá fora.

Portanto existe muita influência no comportamento dos pais na construção de personalidade dos filhos e também existe muita influência e impacto dessa vida social e dos amigos no comportamento do indivíduo.