Quando falamos em comportamento organizacional, estamos nos referindo a uma série de características do jeito de ser de cada membro daquela cultura organizacional, o que reflete em todas as esferas setoriais e nos níveis ocupados pelos membros daquele complexo social.

Desta forma é comum, assim como na sociedade, que existam pessoas que exerçam poder sobre outras, o que não está apenas ligado a ocupação de um cargo de gestão, mas da capacidade de influência como um todo.

Entender a dinâmica

As bases de poder são críticas para entender como o poder é exercido e distribuído em um ambiente de trabalho.

Aqui estão as bases de poder mais comuns nas organizações:

1. Poder legítimo:

Também conhecido como poder de posição, baseia-se na autoridade formal concedida pela estrutura organizacional. Pessoas em cargos de liderança, como gerentes, supervisores ou diretores, têm poder legítimo para tomar decisões e dar instruções a seus subordinados.

2. Poder de recompensa:

Refere-se à capacidade de conceder recompensas tangíveis ou intangíveis, como aumentos salariais, promoções, elogios ou reconhecimento, em troca de cooperação ou obediência.

3. Poder coercitivo:

Implica a capacidade de aplicar sanções ou punições, como demissões, suspensões ou ações disciplinares, para influenciar o comportamento dos funcionários e manter a ordem na organização.

4. Poder de especialização:

Derivado do conhecimento especializado, das habilidades técnicas e da experiência de um indivíduo em uma área específica. Aqueles que são considerados especialistas em seu campo têm poder de especialização e são frequentemente procurados para aconselhamento e orientação.

5. Poder de Referência:

Baseia-se no respeito, admiração e identificação que os outros têm por uma pessoa. Os líderes carismáticos geralmente possuem esse tipo de poder, pois as pessoas são atraídas por sua personalidade e estilo de liderança.

6. Poder da Informação:

Refere-se à posse e controle de informações valiosas e relevantes. Aqueles que têm acesso a informações importantes podem influenciar a tomada de decisões e as ações de outras pessoas.

7. Network Power:

Este poder é baseado nas conexões e relacionamentos que um indivíduo ou grupo tem dentro e fora da organização. As pessoas que possuem uma ampla rede de contatos podem acessar essa base de poder para obter recursos, informações e suporte.

8. Poder de Parceria:

Refere-se à capacidade de formar alianças e coalizões com outros indivíduos ou grupos dentro da organização para alcançar objetivos comuns. Esta base de poder é baseada na colaboração e cooperação entre as partes interessadas.

E MAIS…

Fatores contextuais

É importante reconhecer que essas bases de poder não operam isoladamente e podem interagir umas com as outras em situações complexas.

Além disso, a distribuição e o exercício do poder em uma organização podem variar dependendo da cultura, estrutura hierárquica e outros fatores contextuais.

Bibliografia:
Comportamento Organizacional – Stephen Robbins – 2019 – https://chat.openai.com/c/0cb60168-0184-4779-8caf-77fd3ed3540a (08/082023 – 17:57)