O impacto da pandemia na saúde mental dos brasileiros tornou-se preocupante e perceptível para os profissionais da área de Psicologia. A quantidade de pessoas, sejam elas crianças, adolescentes, adultos ou idosos, que, atualmente, procuraram tratamento psicanalítico triplicaram nos últimos 3 meses. O confinamento no lar, o isolamento social, o pavor pela transmissão do coronavírus e a perda de amigos e parentes são aumentados pelas dores físicas e emocionais causadas pela falta de trabalho e, consequentemente, a perda do emprego. Tudo isso desencadeou um aumento considerável da ansiedade durante esse período.

Não há dúvida que a ansiedade provocada pela pandemia está destacando a necessidade de ampliar imediatamente o investimento em serviços psicológicos ou até mesmo, solicitar aos representantes governamentais um acréscimo mais compactado das condições de saúde mental nos próximos meses.

No Brasil, os pareceres médicos e psicoterápicos já apontam um considerável aumento nos sintomas de ansiedade, não só nas principais cidades, mas também nos interiores do país.

Segundo pesquisa realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental estão aumentando em escala preocupante durante a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social. O estudo foi feito através de um questionário online durante os dias 20 de março e 20 de abril de 2020, que contou com a resposta de 1.460 pessoas de 23 estados brasileiros.

Podemos observar durante esta pandemia, que grande parte da população, especificamente àqueles que ficam ligados a noticiários funestos da mídia, expõem-se em risco particular de sofrimento psicológico (ansiedade, medo, inquietação, agitação) relacionados à pandemia.

Outro detalhe que não podemos deixar de citar é que as medidas preventivas para o confinamento no lar têm contribuído também para um nível elevado dessa ansiedade, principalmente para aqueles que foram afastados ou desligados de suas funções laborais por tempo indeterminado, tornando-se objetos da ociosidade. Devido a este fato, diversas pessoas vêm manifestando um volumoso grau do Transtorno de Ansiedade Generalizada, que necessita urgentemente de tratamento psicoterápico.

Outro fator fundamental e de grande preocupação para os profissionais de saúde mental é o aumento do consumo de álcool nesse isolamento para tentar aliviar a ansiedade. Estatísticas indicam que 30% das pessoas entre 18 a 60 anos aumentaram esse consumo durante a pandemia.

Muitos do que recorreram à terapia online e praticaram exercícios físicos em casa apresentaram, segundo estudos recentes, menores índices de estresse e ansiedade e também um menor índice de consumo de bebida alcoólica.

Diante de todo o cenário, vale a pena lembrar as palavras do diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, em rede mundial: “Agora está claro que as necessidades de saúde mental devem ser tratadas como um elemento central de nossa resposta e recuperação da pandemia do novo coronavírus. Essa é uma responsabilidade coletiva dos governos e da sociedade civil, com o apoio de todo o Sistema das Nações Unidas. Uma falha em levar o bem-estar emocional das pessoas a sério levará a custos sociais e econômicos a longo prazo para a sociedade”.

Investigar o inconsciente

Para a Psicanálise, a manifestação da ansiedade nada mais é do que uma resposta do nosso inconsciente a circunstâncias de perigo ou de traumas ocorridos, tanto no passado, quanto no presente. Ela, certamente, foi estabelecida a uma necessidade do próprio indivíduo em solucionar problemas que nem ele mesmo tem noção ou compreende, como se o inconsciente estivesse nos precavendo e nos habilitando para essas ocorrências de risco.

Boa parte dos nossos conflitos psicológicos e embates internos habita no nosso inconsciente e, às vezes, nos sentimos incapazes de interpretá-los sozinhos. Quando o tratamento psicanalítico é empregado para a investigação dos sintomas de ansiedade dos pacientes em questão, conjectura-se que o psicanalista auxilie o analisando ao entendimento do motivo pelo qual seu inconsciente está se comportando desta forma.

Como o inconsciente é uma das estruturas psíquicas da mente humana que retém ocorrências do nosso dia a dia que não nos recordamos ou que foram traumatizados por tempos remotos, é evidente que certos comportamentos ansiosos e reprimidos em qualquer etapa da nossa existência – especificamente na infância ou na adolescência -, tornem-se a eclodir como sintomas de ansiedade (simples ou generalizada) nos intervalos da vida adulta.

O tratamento psicoterápico em Psicanálise tem como foco investigar o inconsciente e eliminar as manifestações de ansiedade reprimida.

Alívio do pensamento racional

A pessoa ansiosa é uma criatura que sofre com ocorrências que ainda estão para acontecer (ou que aconteceu e que ele não consegue entender o motivo). A terapia psicanalítica auxilia o indivíduo a compreender melhor o seu medo e trabalhá-lo mentalmente para que não se torne um transtorno de nível crônico. Pessoas com menos ansiedade conseguem se programar melhor, refletir melhor, se proteger melhor e combater problemas circunstanciais de um futuro mais imediato ou longínquo, agindo com comportamentos menos radicais e com menor risco de novo ataque da doença depois de já estar restabelecido.

Pessoas com ansiedade generalizada, com o passar do tempo, podem desenvolver um quadro sintomático de Transtorno do Pânico. O medo é uma circunstância que leva ou traz novidades no inconsciente do sujeito ansioso e, por esta razão, a falta de precaução pode permitir que a sintomatologia progrida e se torne cada vez mais crônica e de difícil domínio. A Psicanálise auxilia no sentido de evitar a propagação desse conflito em quem é portador da ansiedade, assim como, também, essa modalidade de terapia é fundamental para favorecer o acompanhamento de pacientes que também apresentam o quadro sintomático de pânico, já que ele adquiriu a capacidade de utilizar as técnicas terapêuticas para ativar o gatilho do inconsciente, diminuindo a impressão produzida pelos objetos exteriores perseverantes do medo.

E MAIS…  

Sintomas provocados pela ansiedade

Eles podem ser físicos e emocionais. Passar a noite em claro ficando inquieto na cama sem conseguir dormir ou experimentar a sensação de que o coração vai sair pela boca podem ser sinais de alerta. É importante reconhecê-los!

Sintomas físicos da ansiedade:
  • Respiração ofegante e falta de ar
  • Palpitações e dores no peito
  • Fala acelerada
  • Sensação de tremor e vontade de roer as unhas
  • Agitação de pernas e braços
  • Tensão muscular
  • Tontura e sensação de desmaio
  • Enjoo e vômitos
  • Irritabilidade
  • Enxaquecas
  • Boca seca e hipersensibilidade de paladar
  • Insônia
Sintomas psicológicos da ansiedade:
  • Preocupação excessiva
  • Dificuldade de concentração
  • Nervosismo
  • Medo constante
  • Sensação de que pode perder o controle ou que algo ruim vai acontecer
  • Desequilíbrio dos pensamentos