No papel de psicopedagogas, que dedicam um olhar para o processo de aprender das instituições, e, ainda, como professoras em cursos de formação de psicopedagogos, as autoras fizeram algumas perguntas cujas respostas resultaram no livro ‘A instituição que aprende sob o olhar da psicopedagogia’, publicado pela Wak Editora:

O que temos feito como psicopedagogos nas instituições?

Quais teóricos nos dão suporte ao fazer psicopedagógico?

Quais instrumentos e técnicas contemplam esse fazer?

O livro é um relato histórico das escolhas que as autoras fizeram ilustrado pela experiência de cada uma. Entre outras questões, apresentam práticas psicopedagógicas em grupo na instituição.

Sobre as autoras

Evelise Maria Labatut Portilho

Pedagoga. Especialista em psicopedagogia, educação especial e em teoria e técnica de grupos operativos. Mestre em educação pela PUC-PR. Doutora em educação pela Universidade Complutense de Madri.

Isabel Cristina Hierro Parolin

Pedagoga. Especialista em psicopedagogia e psicodrama. Mestre em psicologia da educação pela PUC-SP. Pesquisadora do Grupo Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente.

Laura Monte Serrat Barbosa

Pedagoga. Especialista em psicopedagogia, psicologia escolar e da aprendizagem e em teoria e técnica de grupos operativos. Mestre em educação pela UFPR. Foi presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, seção Paraná. Conselheira e segunda secretária administrativa da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp).

Simone Carlberg

Pedagoga. Especialista em psicopedagogia e em teoria e técnica de grupos operativos. Pesquisadora do Grupo Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente da PUC-PR. Integrante da equipe da Síntese – Centro de Estudos, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Aprendizagem como psicopedagoga.

Ficha técnica

Título: A instituição que aprende sob o olhar da psicopedagogia

Autoras: Evelise Maria Labatut Portilho, Isabel Cristina Hierro Parolin, Laura Monte Serrat Barbosa e Simone Carlberg

Editora: Wak Editora

Páginas: 148