Beleza e saúde física e mental são uma combinação perfeita! Manter essas áreas em equilíbrio é importante para passar pela fase da adolescência. Mas o que vemos hoje é que durante a adolescência as pressões do padrão de beleza se tornam mais fortes e arriscadas. Informações da SBCP mostram que o número de cirurgias cresceu 141% entre crianças de 13 a 18 anos de idade na última década e geram consequências, como o transtorno dismórfico corporal.

Não existem limites para as consequências negativas de procedimentos estéticos inadequadamente planejados que podem levar à deformação física e até a depressão ou mesmo ao suicídio. É importantíssimo limitarmos os exageros! Devemos procurar conscientizar o público e ao mesmo tempo devemos exaltar a beleza da naturalidade. Celebrar as diferenças, enaltecer a individualidade, aclamar características individuais são um passo para a percepção genérica dos valores e de sua beleza.

O equilíbrio perfeito não existe também; é importante saber disso, até para não desejar buscar um equilíbrio idealizado.  Esse pêndulo, se é que podemos chamar assim, não é estático, é móvel. O equilíbrio não é um lugar que se chega, mas um estado que se conquista e que se sente; é algo de dentro para fora. Mas as interferências externas e externas balançam esse pêndulo. É preciso saber que esse movimento existe, mas que é possível compreender as oscilações e exigências internas para diminuir essa instabilidade. Querer mudar algo ou melhorar em algum aspecto é natural, e pode ser saudável; só é preciso saber se isto está alinhado com os aspectos da realidade.

Perfeição é algo inexistente.

Os excessos em qualquer parte da vida, revelam que algo não vai bem. Quando a saúde mental está em equilíbrio, isto é, lida-se bem com a autoestima, confiança e segurança em sí mesmo, fica menos complicado lidar com aspectos mais humanos, isto é, menos idealizados, sabendo que perfeição é algo inexistente.

É entre os jovens que a suscetibilidade é maior às pressões do padrão de beleza e, portanto, o risco decorrente dessa pressão torna-se ainda mais grave.

População mais vulnerável

As limitações emocionais, as limitações da capacidade financeira, a suscetibilidade aos padrões irreais de beleza são ingredientes de alto risco para danos irreparáveis ou irreversíveis para essa população mais vulnerável. É importante protegê-los conscientizando-os sobre a inadequação desses padrões bem como reforçar a auto-percepção da beleza da sua individualidade.

Os números fatuais divulgados pela SBCPsão a comprovação da preocupação aumentada dos jovens com a autoimagem bem como do acesso mais plural às cirurgias plásticas. É importante compreender o perfil desses adolescentes bem como da motivação que os conduz à cirurgia

E MAIS…

A consciência das próprias necessidades

O equilíbrio é a condição ideal para uma vida saudável. Aliar esses elementos não é uma equação fácil! A conscientização das próprias necessidades, a disciplina, a disposição, a auto-aceitação e, sobretudo, a serenidade são um caminho para esse equilíbrio quase perfeito.

O Transtorno Dismórfico Corporal apresenta-se como a preocupação exagerada com um possível defeito físico mínimo ou insignificante que pode levar a um sofrimento profundo e até ao suicídio. Ao identificar esse comportamento, é importante que o médico acolha o seu paciente e procure conscientizá-lo assim como referenciá-lo a um profissional de saúde mental oferecendo-lhe suporte para atravessar essa tormenta.