Antigamente os namoros dependiam dos encontros pessoais ou da comunicação pelo telefone fixo. Os casais passavam mais tempo juntos e conversavam mais.

Antes do surgimento do e-mail e das mensagens de texto, voz e vídeo pelo celular, a forma mais comum de se expressar era por meio de cartas escritas à mão. Nada de emojis e abreviações.

Exposição pública

Outra diferença era a exposição pública. Sem as redes sociais os relacionamentos eram mais privados e não eram compartilhados com milhares de pessoas.

Mas com o avanço da tecnologia a forma de declaramos nosso amor mudou. Com o uso de celulares e das redes sociais estamos constantemente conectados aos nossos companheiros, o que permite uma comunicação a qualquer hora e local.

Pressão virtual e social

Outra mudança foi a forma dos encontros. Se no passado, os encontros eram presenciais hoje em dia podemos primeiro conhecer uma pessoa virtualmente e só depois marcar um encontro cara a cara.

As redes sociais favorecem uma exposição do relacionamento com a postagem de fotos, curtidas, declarações públicas, mas por outro lado exerce uma pressão para manter uma imagem idealizada dessa relação onde tudo é ‘perfeito’, o que na vida real não acontece diariamente.

Apesar das facilidades do uso das tecnologias nos relacionamentos, o vício no celular e a distração com as redes sociais podem prejudicar a relação, já que muitos ‘vivem’ mais no mundo digital que no mundo real.

Relacionamento tóxico

Muitos relacionamentos podem ser prejudicados, caso os dois ou um deles seja uma pessoa mais controladora. O que pode ocasionar um relacionamento tóxico.

Esse comportamento surge aos poucos, sutilmente, e vai passando dos limites, causando sofrimento e dor.

Conexão humana

O importante é perceber que a era digital oferece boas oportunidades para os relacionamentos e também alguns desafios. É preciso saber utilizar as tecnologias de uma maneira saudável e equilibrada.

Afinal o amor verdadeiro precisa da conexão humana, independente das ferramentas que são utilizadas para expressá-lo.