A história de ‘Beto estourado: enfrentando o transtorno explosivo intermitente’, publicado pela Sinopsys Editora, auxilia crianças a lidarem e a superarem explosões de raiva e agressividade, frequentes no transtorno explosivo intermitente (TEI), também conhecido como síndrome do Hulk. Pessoas com TEI costumam apresentar dificuldade para controlar a agressividade. De modo repentino e desproporcional, explodem de raiva e, depois do ocorrido, se arrependem.
A agressividade exagerada presente no TEI causa prejuízos nas relações pessoais e compromete a qualidade de vida da criança. O diagnóstico precoce com tratamento adequado é o melhor caminho, evitando que o sofrimento se estenda para a adolescência e a vida adulta.
Como as explosões de raiva e o comportamento agressivo podem estar presentes de outras formas no público infantil, o livro também ajuda crianças diagnosticadas com transtorno de oposição desafiante (TOD) e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH).
Sobre a autora
Aline Niemeyer. Psicóloga clínica, escritora e especialista em psicologia positiva. Alegre, criativa, empreendedora e motivada profundamente pelos estudos e pelas pesquisas da psicologia e da filosofia e pela arte de escrever, Aline vive pelo prazer de ajudar a transformar positivamente ambientes e a vida das pessoas.
Público-alvo
Uso clínico e familiar com crianças a partir dos 6 anos.
Diferenciais da obra
Trata de um tema com carência de material infantil e que necessita ser estudado com mais profundidade no Brasil. O livro aborda o assunto de modo didático e claro, o que facilita a psicoeducação dos pacientes e familiares. As técnicas da terapia cognitivo-comportamental (TCC) disponibilizadas auxiliam a compreensão e a motivação da criança para praticá-las.
Dados técnicos
Título: Beto estourado: enfrentando o transtorno explosivo intermitente
Autora: Aline Niemeyer
Editora: Sinopsys
Páginas: 32