A mulher na contemporaneidade enfrenta uma infinidade de desafios. O feminino e a Possibilidade de Escolha:  O ato de escolher e o conceito de liberdade estão intimamente ligados e relacionados, pois se pensarmos bem, não há escolha sem a tal liberdade para fazê-la.

Em decorrência da nova ordem econômica, os mercados e, sobretudo, os sujeitos passam por profundas transformações, que  implicam mudanças políticas, culturais e tecnológicas, uma vez que recebem influências, principalmente, do avançado sistema de comunicação.

E onde entra o feminino aí?

Em consequência, as relações sociais transformam-se em sua essência, trazendo dificuldades para a identidade em geral e, em particular, para o gênero feminino e, mesmo que as identidades estejam em contínua e constante construção e, por mais rápido que seja esse processo, existe descompasso em relação a essa mudança e à evolução  que dificultarão a construção dessa identidade dessa mulher da pós-modernidade.

Então perguntamos, quem é essa mulher contemporânea? Que escolhas, vontades, desejos a cercam? Quem é Nili, Inna, Ju, Paty, Você que está aqui lendo esse artigo?

Escolhas e desejos

A mulher de hoje precisará fazer suas escolhas de acordo com seus desejos.

A psicanalista Malvine Zalckberg disse em uma entrevista que o essencial é ter em mente que não há uma forma de ser mulher, mas uma forma que convém a cada mulher. Para Freud: “Mulher não nasce uma; se torna.”

O que mudou nesse tempo? Nosso lugar, nossa posição subjetiva mudou!!

Entendo muito o lugar da Psicanálise nesse momento e em outros, é claro, quando dá voz a mulheres que por muito tempo se mantiveram em constante silêncio em decorrência dessa cultura patriarcal e desse jogo de poder em que sempre teceram para nós.

Pois, por mais que a sociedade consiga se modificar de tempos em tempos, muitos homens ainda enxergam a mulher como objeto, isso se dá pela jogo do poder que se instaura ali.

Posição feminina desejante

Vamos então comemorar que nós mulheres conseguimos dar conta da posição feminina desejante que somos!

É importante cuidar da saúde física e mental, fazer análise é um investimento em você, nada mais justo e saudável do que um olhar voltado para si mesma.

E aqui vai minha pergunta: Como você se enxerga nesse momento? Que llugar é esse que você se coloca em sua vidae acaba  refletindo no lugar que você se coloca em suas relações afetivas?

Movimento de mudança

As mulheres precisam ampliar os cuidados consigo mesmas em busca da realização dos seus sonhos, seus projetos pessoais, seu propósito de vida, e assim alcançar o bem-estar físico e mental.

Nesse contexto, é preciso se perguntar se está feliz, se está realizada e se sua vida está fazendo sentido. Infelizmente, a sociedade não estimula ou valoriza essa análise.

A história mostra que o patriarcado ainda é vigente, mesmo com a transformação no lugar que a mulher ocupa na coletividade. Então, mais uma vez, cabe à mulher ser condutora do movimento de mudança.

Pertencer a seu tempo, ser dona de seu próprio tempo.