A conferência de abertura do I Congresso Sul-brasileiro de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (2019), proferida pelo professor Narbal Silva, teve como tema ‘Felicidade, espiritualidade e prosperidade no trabalho e em outros espaços da vida humana associada’, o qual inspirou o título e os conteúdos desta obra. Na conferência, foram enaltecidas as interfaces, em espiral (uma afeta a outra e também é afetada), entre os três conceitos.
Enquanto a felicidade é um estado psicológico socialmente construído, revestido de pensamentos, emoções e de sentimentos preponderantemente positivos, oriundos de experiências ótimas na vida, de prazer, desfrute, apontando consciência de propósito, a espiritualidade remete à consciência de nossas potencialidades, de que fazemos parte de algo que se sobrepõe as nossas individualidades e é muito maior, o que se torna decisivo para adquirirmos consciência e clareza a respeito de nosso papel no mundo e do que ainda temos por fazer em prol de um mundo melhor para as gerações atuais e futuras.
Ainda com relação à espiritualidade, o exercício e o desenvolvimento da empatia, da compaixão, da solidariedade e da gratidão têm um poder de alavancagem enorme, para que possamos compreender os verdadeiros sentidos dos papéis que desempenhamos no mundo. Já a prosperidade, alicerçada numa perspectiva coletiva, significa que estar na condição de tornar-se próspero implica pensar no “nós” por meio de nossas crenças, atitudes e comportamentos, endereçados a práticas autênticas de responsabilidade social e ambiental.
Ficha técnica
Título: Felicidade, espiritualidade e prosperidade nas organizações: das ideias às práticas fundamentais
Autores: Narbal Silva, Andresa Darosci Silva Ribeiro, Cristiane Budde e Lílian Paula Damo
Editora: Vetor
Páginas: 308