O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento com prevalência estimada em 7,2% em crianças e adolescentes, de acordo com as últimas avaliações. É diagnosticado clinicamente, e esse diagnóstico é baseado no julgamento dos profissionais de saúde usando o histórico médico do paciente, muitas vezes apoiado por escalas preenchidas por cuidadores e / ou professores. Nenhum teste de diagnóstico foi desenvolvido para o TDAH até o momento. Em artigo publicado recentemente na Brain Sciences, essa equipe de pesquisadores propôs usar um videogame que as crianças já conhecem para identificar os sintomas do TDAH e avaliar a gravidade da desatenção em cada caso.

Neste gênero de jogo, o jogador possui um avatar de corrida que deve utilizar para evitar diversos obstáculos em seu caminho. No jogo, o avatar é um guaxinim que deve pular para evitar cair nos buracos que encontrará em seu percurso. A hipótese criada pelos pesquisadores é de que crianças com diagnóstico de TDAH subtipo desatento cometerão mais erros por omissão e saltarão mais perto do buraco como resultado dos sintomas de desatenção.

Identificação direta dos sintomas

O principal benefício deste estudo é permitir a identificação direta dos sintomas de déficit de atenção, para que a gravidade da desatenção do paciente seja avaliada de forma objetiva. Portanto, pode ser usado para complementar o diagnóstico inicial, bem como para avaliar a evolução dos sintomas ou mesmo a eficácia do tratamento.

Há também outras vantagens importantes, como o fato de que cada teste levaria apenas 7 minutos para ser concluído e não requer hardware específico, o que reduz seu custo significativamente. Na verdade, podem ser usados ​​computadores pessoais convencionais, tablets ou dispositivos móveis, permitindo a realização de avaliações remotas.

Subescala de desatenção

O estudo foi realizado em colaboração com um grupo de 32 crianças, entre 8 e 16 anos, com diagnóstico de TDAH pela Unidade de Psiquiatria Infantil e Adolescente do Departamento de Psiquiatria do Hospital Universitário da Fundação Jiménez Díaz. À medida que cada criança fazia o teste, supervisionado por um profissional treinado, o cuidador preenchia a subescala de desatenção na escala de classificação de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade e comportamento normal (SWAN), que é um inventário de relatos de pais e cuidadores desenvolvido para avaliar Sintomas de TDAH.

Atualmente, o diagnóstico de TDAH depende principalmente da experiência dos profissionais de saúde e da habilidade de observação do professor ou cuidador. Vários estudos determinaram que essas avaliações podem ser alteradas, por fatores afetivos, por exemplo.