A coragem de ser quem você é. Esse é o principal tema de Clay: que forma você quer ser quando crescer? A história nasceu de uma jornada pessoal da autora paulistana Marina Cyrino Leonel, que decidiu resgatar seu sonho de infância: escrever. Com ilustrações minimalistas e uma narrativa envolvente, o livro convida leitores de todas as idades a refletirem sobre a importância de experimentar, errar e se reinventar.

A obra foi criada durante um curso de escrita criativa ministrado por Ana Holanda em que Marina explorou sua criatividade de forma artesanal, desenhando e montando o livro manualmente. A inspiração veio de obras como A parte que falta, de Shel Silverstein, e Flicts, de Ziraldo, que mostram como histórias simples podem carregar mensagens poderosas.

“A Ana queria que fôssemos além da escrita, trabalhando nas ilustrações e na montagem do livro artesanalmente, pegando em lápis de cor, giz-de-cera, papel, colagem etc. Coisas que raramente fazemos depois de adultos”, conta Marina. “Criar as ilustrações foi um baita desafio para mim. Passei um tempo quebrando a cabeça, pensando em como poderia criar algo usando minhas baixíssimas habilidades em desenho. Até que, um dia, tomando banho, a inspiração veio.”

Segundo Marina, ela era capaz de desenhar formas geométricas e já sabia os temas que gostaria de abordar na obra. “Juntei as duas coisas e a história nasceu”, conta. “Um ano depois, quando decidi publicar o livro, procurei muito por um ilustrador que fosse capaz de captar a essência da história. Deu tudo muito certo com o Sami Ribeiro. Ele se identificou com o Clay logo de cara e enriqueceu demais as ideias que eu tinha para as ilustrações. Não poderia ter pessoa melhor para dar vida ao Clay.”

Todas as idades

Embora seja um livro infantil, a história conversa com leitores de todas as idades, deixando um convite à autenticidade e à esperança de que nunca é tarde para mudar. “Parece óbvio, mas é fácil esquecer que somos livres para nos reinventar. Meu maior desejo é que Clay inspire adultos e crianças a explorarem novas possibilidades: um esporte, uma arte, um trabalho, uma faculdade, qualquer coisa que der vontade. É assim, entre erros e acertos, que descobrimos quem somos de verdade.”

Para a autora, Clay é mais do que um livro infantil. É uma mensagem de esperança e autenticidade. “A história fala sobre a liberdade de escolher caminhos diferentes, mesmo quando isso parece assustador”, observa. Segundo ela, o livro representa um marco em sua trajetória, simbolizando o início de uma nova carreira e a coragem de apostar em si mesma.

Sobre a autora

Marina Cyrino Leonel, paulistana de 31 anos, é formada em medicina veterinária pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, com especialização e mestrado em reprodução animal. Após anos atuando na área e fundando uma startup de atendimento veterinário domiciliar, decidiu resgatar seu amor pela escrita, um sonho que cultivava desde a infância.

Em 2023, ingressou na comunidade da escrita afetuosa de Ana Holanda e participou de cursos de escrita criativa, incluindo um programa da Universidade Sarah Lawrence, nos Estados Unidos, e um curso de literatura infantil com Anderson Novello. Atualmente, Marina escreve duas newsletters quinzenais, Pet Letters e Marinando, e está finalizando seu primeiro romance. Clay é sua estreia no mundo literário.

Ficha técnica

Título: Clay: que forma você quer ser quando crescer?

Autora: Marina Cyrino Leonel

Editora: Labrador

Páginas: 30