A terapia metacognitiva está baseada no princípio de que preocupação e ruminação são processos universais que originam os transtornos emocionais. Esses processos estão ligados a crenças errôneas sobre os pensamentos e as estratégias de autorregulação desadaptativas. Este livro é uma introdução aos fundamentos teóricos e princípios terapêuticos da abordagem.
Dividida em duas partes, teoria e prática, as quais abordam 30 tópicos, a obra explora como a terapia metacognitiva pode permitir que as pessoas se liberem de padrões de pensamento repetitivo que frequentemente as levam a um sofrimento psicológico prolongado. Trata-se de um recurso valioso tanto para estudantes quanto para profissionais que desejam desenvolver um conhecimento básico da terapia metacognitiva e de como ela se compara e contrasta com formas tradicionais da terapia cognitivo-comportamental (TCC).
Público-alvo
Iniciantes na área, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, psicoterapeutas e outros profissionais que desejam um guia sucinto sobre a terapia metacognitiva.
Diferenciais da obra
Este livro faz parte da série Características Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam.
Ficha técnica
Título: Terapia metacognitiva
Autores: Peter Fisher e Adrian Wells
Editora: Sinopsys
Páginas: 144