O sofrimento humano é universal, mas por que as pessoas sofrem e o que significa ser mentalmente saudável? Essas e outras perguntas são respondidas em ‘Saia da sua mente e entre na sua vida – A nova terapia de aceitação e compromisso’. Trata-se de um livro sobre como passar da dor para o engajamento com a vida, em como focalizar no viver agora de maneira plena em vez de esperar vencer a guerra com si próprio para começar a viver.

Originalmente publicada em inglês, a obra de autoria de Steven C. Hayes e Spencer Smith agora tem a versão em português publicada pela Sinopsys Editora. Baseada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), pode ser usada de maneira independente pelo leitor ou em conjunto com o terapeuta.

A ACT, desenvolvida por Hayes na década de 1980, é uma intervenção psicológica que integra terapia cognitiva e comportamental e usa estratégias de aceitação e mindfulness (atenção plena) como estratégias de comprometimento e mudança de comportamento para aumentar a flexibilidade psicológica. O objetivo não é a eliminação de emoções e sentimentos difíceis, mas ensinar as pessoas a abandonarem sua luta contra o sofrimento, avaliarem seus valores e se comprometerem a agir de forma a promovê-los e a viverem com base no que é mais importante para elas.

Um guia baseado na ciência e teoria psicológica de ponta, o livro utiliza uma linguagem de fácil compreensão até nos termos mais complexos e, por otimizar a psicoeducação com o paciente, pode servir como material de apoio nas sessões. Também disponibiliza exercícios para complementar o processo terapêutico, incentivando o desenvolvimento de habilidades para que o indivíduo se conecte com o momento presente e se desprenda de conceitos rígidos sobre si e sobre o mundo.

Ficha técnica:

Título: Saia da sua mente e entre na sua vida – A nova terapia de aceitação e compromisso

Autores: Steven C. Hayes e Spencer Smith

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 240