‘Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto’ é título de curso on-line ao vivo da Faculdade Phorte programado para 24 de fevereiro. Os temas dos processos autodestrutivos, autolesão, adoecimento autoimune, morte, suicídio e luto ainda são tabus, sobretudo em instituições que se destinam a formar profissionais da saúde e da educação. Apesar do estigma, constata-se que o assunto está cada vez mais presente na vida, seja pela experiência direta, seja pelo significativo aumento de casos de homicídios, suicídios, de atos de violência e de autoagressão, sobretudo em jovens brasileiros.

Sob responsabilidade de Nathalia Santander, o curso teve sua concepção baseada na crença de que as instituições formadoras de profissionais da saúde e da educação devem investir na discussão ética e bioética, bem como no aperfeiçoamento de profissionais para a elaboração de estratégias e de ações coletivas para valorização da vida, bem-estar biopsicossocial, prevenção dos processos autodestrutivos e acolhimento ao processo de luto.

Os objetivos do evento são desenvolver a compreensão dos comportamentos autodestrutivos e do processo de luto e auxiliar na promoção das ações para valorização da vida. Também visa desenvolver profissionais capazes de propor ações para a prevenção tanto dos comportamentos autodestrutivos quanto dos suicídios, bem como oferecer instrumentalização para o acolhimento do processo de luto e para valorização da vida.

Público de interesse

Destinado a profissionais graduados interessados pelas áreas da tanatologia, suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e processo de luto; a leigos e a profissionais das mais diversas formações que atuem ou pretendam atuar com a vulnerabilidade humana e compreender os processos autodestrutivos; e, sobretudo, a pessoas que pretendem aprimorar a escuta acolhedora e a conduta respeitosa em relação aos processos autodestrutivos e de acolhimento para com as pessoas em sofrimento existencial.

Maiores informações e inscrições aqui.