‘IAÔ/IOT – Experiências vividas no mundo hospitalar e outras viagens’, de Marcelo Niel, psiquiatra e doutor em saúde coletiva, não é um livro sobre religião como o título e a capa podem sugerir. A religião, sim, se faz presente, porém como pano de fundo do relato positivo de uma experiência dramática vivida pelo autor, que ficou 70 dias internado em um hospital tradicional de São Paulo infectado pelo novo coronavírus.

Desse período, Niel passou 35 dias na UTI, em coma e intubado. Suas chances de sobrevivência, pelo histórico de comorbidades que possui, eram remotas. Viveu momentos de grande sofrimento, como tantos outros pacientes infectados pelo vírus e que também sobreviveram. Muitos deles preferem virar esta página da história de suas vidas e esquecer o que viveram. É justo e compreensível. Mas Marcelo Niel quer compartilhar com outros pacientes, familiares e profissionais de saúde os momentos de riscos impostos pela covid-19 que enfrentou e que, depois de muita luta, superou.

Jornada

O título do livro reflete a jornada de internação vivida por Niel enquanto médico e paciente emoldurada na sua crença religiosa, o candomblé, que estuda e pratica. Ele é, há seis anos, um IAÔ, designação dada aos iniciantes da religião, o “novato”, o “irmão mais novo”; já IOT, sigla que se tornou popular em função da covid, representa a temida intubação orotraqueal.

“Nesses 70 dias de internação, fui atravessado por acontecimentos espirituais muito fortes, ao mesmo tempo que considerei ter passado por um processo de iniciação (IAÔ) das coisas hospitalares. Nunca fui afeito às coisas hospitalares, mesmo como médico. Tudo o que acontecia ao meu redor era uma grande novidade. IOT, por sua vez, é o demarcador de gravidade, da quase morte, das preocupações das pessoas que estão ‘lá fora’”, explica o médico. “A junção da palavra IAÔ com a sigla IOT sintetiza a experiência dramática que vivi na linha tênue entre a vida e a morte”, acrescenta.

“A ideia do livro é compartilhar a experiência vivida com as pessoas, sejam as que passaram pelos mesmos processos ou as que vivenciaram o ‘outro lado’ da aflição de um ente querido nessa situação”, revela Niel, que vai doar integralmente o valor arrecadado com a venda do livro à ONG @oamoragradece, de São Paulo, que distribui comida para pessoas em situação de rua.

O livro, oferecido apenas no formato digital, pode ser adquirido na plataforma Clube de Autores.

Ficha técnica:

Título: IAÔ/IOT – Experiências vividas no mundo hospitalar e outras viagens

Autor: Marcelo Niel

Editora: Oyá Editora