As terapias integrativas embora não sejam consideradas como tratamento, atuam e muito no emocional, no físico e no mental dos nossos clientes.

Sim, utilizamos o termo cliente porque quando indicamos  o uso da a terapia holística ou complementar a pessoa que nos procura deve interagir de forma ativa e não como paciente para a obtenção de sua melhora, a sua busca vem associada a uma mudança de atitude que dependerá de sua autoconfiança, fé e vontade de mudar entendendo o que se passa no seu interior.

Estudo constante

É um estudo constante das suas dificuldades, enfrentamentos e desafios, por isso deve ser ativa e não agir com passividade, apenas esperando que o outro, no caso o terapeuta, resolva o que é necessário para a sua autocura.

O trabalho conjunto é árduo e requer muita força de vontade ao se descobrir, o que nem sempre é fácil de aceitar. É uma evolução constante como ser humano na busca do seu autoconhecimento.

O terapeuta age como um direcionador, ouvindo, orientando e ensinando para que seu cliente seja bem conduzido naquilo que faz parte da sua busca. 

Complemento ao autoconhecimento

A diferença entre o terapeuta holístico e o profissional da saúde é que o primeiro orienta de forma natural e não como “um tratamento”, como ocorre na alopatia.

A responsabilidade do terapeuta é sempre no sentido de afirmar que a sua ajuda, não pode interferir em quaisquer tratamentos médicos e sim, como um complemento para que seu cliente melhore sua autoestima pelo autoconhecimento.

Ao aprender novas técnicas ou procedimentos o indivíduo começa a se conhecer, o que vai além e ajuda muito ao se associar a outros tipos de terapias não holísticas.

Escuta atenta nos detalhes

O terapeuta deve estar sempre atento às palavras pronunciadas pelo seu cliente, bem como observar outros aspectos como expressão do rosto, gestos, movimentos dos olhos, sentir o que é dito e sentir o que vai além das palavras.

É muito importante na comunicação ouvir o que não foi dito. Outra atitude importante na relação terapeuta/ cliente é o não julgamento, não interferir com a sua opinião pessoal, colocar-se como um ouvinte que o ajudará a se reequilibrar na sua autoimagem e autoestima, aceitando quem são.

E MAIS…

Cuidar dos pilares da vida com responsabilidade

O acompanhamento para que se possa entender a raiz da questão que causa o estresse e a ansiedade, visa cuidar dos pilares da vida de forma integral, para que se tenha um bom resultado.

Quando cuidamos das pessoas, devemos ter, sempre, em mente que estamos atuando na vida de cada indivíduo de forma incisiva, portanto, é imprescindível que a responsabilidade de interferir na vida do outro seja a nossa prioridade.

Referência
Discover how essential oils can transform the way you manage your health. These natural chemical compounds are life changing.
“O Corpo Fala” – Pierre Weil e Roland Tompakow – Editora Vozes.
“Florais de Bach – Uma Visão Mitológia, Etimológica e Arquetípica” – Henrique Vieira Filho – Editora Pensamento.
“Jung e Reich – O Corpo Como Sombra” – Jonh P. Conger – Summus Editorial.
“O Microcosmo Sagrado” – 2a Edição – Henrique Vieira Filho – SinteBooks.
“Orgônio, Reich e Eros” – W. Edward Mann – Summus Editorial.
“O Processo de Aconselhamento” – Paterson / Einsenberg – Martins Fontes 1988.
“Teorias da Personalidade em Freud, Reich e Jung” – Reis, Magalhães e Gonçalves – EPU – Editora Pedagógica e Universitária Ltda.
“Interpretação dos Sonhos: Ed. Comemorativa – 100 Anos” – Sigmudn Freud – Editora: Imago.
“Psicoterapia Holística” – – Henrique Vieira Filho – SinteBooks.
“Dicionário de Símbolos – Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números” – Jean Chevalier, Alain Gheerbrant – Editora: José Olympio