São 24 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Análise comportamental da cognição; Processos cognitivos e sociais; e Neurociência comportamental e cognitiva.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, por meio do envio de documentação digitalizada e preenchimento de formulário, itens disponíveis no edital, que consta no site do Programa (https://ppgpsi-ufscar.com.br). A taxa é de R$ 50. O processo seletivo é composto por duas etapas eliminatórias: avaliação do projeto de pesquisa e defesa oral do projeto. Mais informações sobre o processo seletivo, como cronograma completo, normas para elaboração do projeto e critérios de seleção estão em https://ppgpsi-ufscar.com.br.

O Programa, criado em 2008, recebeu conceito 6 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); é considerado, portanto, de excelência. Tem área de concentração em Comportamento e Cognição, que representa a tradição de pesquisa desenvolvida por seus docentes, voltada para a produção de conhecimento sobre processos comportamentais básicos (entre eles processos cognitivos e sociais), o desenvolvimento de tecnologia de análise e avaliação desses processos e, também, para a aplicação de conhecimento à solução de problemas sociais.

Sustentada pelos referenciais da Análise do Comportamento e da Ciência Cognitiva, a pesquisa nessa área emprega preferencialmente o método experimental e métodos descritivo-quantitativos, com ênfase na observação direta do comportamento em situações naturais e controladas.