Não consigo me comunicar com as pessoas da família, como pais e irmãos, sem me exaltar, pois não tenho os mesmos filtros que utilizo no campo profissional na hora de dialogar/conversar. Dessa forma, nunca consigo dizer o que penso sem magoar ou brigar com algum familiar. Por que isso acontece e de que forma posso modificar esse tipo de atitude/comportamento?

É, no mínimo, curioso que certas pessoas com habilidades sociais conseguem se relacionar facilmente e até liderar grupos, mas, quando a comunicação é com a família, se surpreendem com a ineficiência em se fazer compreender. Não foi por acaso que o autor de um best seller, James Hunter, ao escrever o seu livro ‘O monge e o executivo’, conseguiu tanto sucesso: ele inicia o seu livro contando sua experiência negativa, não por falta de resultados, mas pelo desgaste no trabalho bem-sucedido seguido de um clima exaltado na família, de quem ele esperava o reconhecimento. James era diretor de empresa. Insatisfeito com a questão de se exaltar com frequência com os familiares, ele buscou no espiritualismo, junto a um monge, como se tornar um líder servidor e vencer as crises que experimentava em casa.

Certamente, o livro não responde a questão aqui exposta, mas esperamos, nessas breves linhas, trazer uma nova forma de ver a situação. Ocorre que os filtros que utilizamos para apresentar um comportamento adequado são, na verdade, inibidores necessários à adaptação social, o que quer dizer que eles geram um custo ao aspecto emocional, porque o foco é agradar ao interlocutor.

Conforme os esforços de repetem, ainda que gerem a satisfação de ter alcançado a meta, eles acumulam tensão, repressão de impulsos e, especialmente, a anulação de emoções em favor de resultado. A tensão acumulada gera estresse involuntário e imperceptível para as pessoas à sua volta e até mesmo a si próprio, que projeta os problemas para os outros, sem perceber a sua própria forma de reagir a situações que, com outras pessoas, não seriam problema.

Quando aqueles que o conhecem insistem em assuntos que não lhe parecem importantes, você não terá calma suficiente para levar na brincadeira ou simplesmente se afastar quando não está gostando. As pessoas tendem a agir com naturalidade sem os filtros e, nesse momento, você mostra como está se sentindo, mesmo que o assunto não mereça tal reação.

A tendência é projetar no ambiente os problemas, mas, para resolver, você precisa ter a humildade de se perguntar o que você pode fazer para melhorar, assim como nessa pergunta. Você não deve se controlar, ainda mais em seu ambiente de folga. É preciso ficar bem, se conhecer melhor ou procurar uma ajuda para entender o que acontece e começar a ser você mesmo em todas as situações.