De acordo com um estudo longitudinal realizado por pesquisadores da Universidade de Buffalo, comportamentos altruístas, como escrever recados, cozinhar e cuidar de crianças podem realmente levar a reduções nas taxas de mortalidade.

Neste estudo, os pesquisadores acompanharam 846 pessoas ao longo de cinco anos enquanto avaliavam eventos estressantes em suas vidas (incluindo doença, perda de emprego ou a morte de um membro da família) e também se eles forneceram assistência tangível a amigos e familiares.

Estresse e mortalidade

Eles descobriram que os participantes que não ajudaram outras pessoas tinham maior probabilidade de morrer no decorrer do estudo, mas aqueles que ajudaram outras pessoas tinham menos probabilidade de morrer. “Nossa conclusão é que ajudar os outros reduziu a mortalidade, especificamente protegendo a associação entre estresse e mortalidade”, explicou Michael J. Poulin, principal autor do artigo e professor associado de psicologia da Universidade de Buffalo.

Todos esses bons sentimentos provavelmente ocorrem porque as atividades de caridade desencadeiam a atividade neural em áreas do cérebro que estão ligadas ao processamento de recompensas – as mesmas áreas que são ativadas por prazeres como comer e sexo.