Com a adoção do modelo híbrido e remoto em muitas companhias durante e pós pandemia, os profissionais do mundo corporativo precisaram se adaptar às novas formas de comunicação.

As lives, os chats e as calls viraram parte da rotina de muitos profissionais, mas se, por um lado, a tecnologia se tornou aliada do home office, por outro ela pode ter deixado a conexão com a equipe comprometida.

Indicação de estudo

É o que aponta um levantamento de Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizado pela The School of Life, em parceria com a Robert Half. O estudo indica que a capacidade de se comunicar está em xeque, já que é a competência que mais falta nos liderados, ausente em 32% deles.

Para a especialista em aceleração de carreira executiva, Patricia Y. Agopian, manter uma comunicação engajada e próxima com os colaboradores do time é essencial para os líderes, sendo uma das principais habilidades procuradas na atualidade, por conta do trabalho remoto.

“Para que haja uma conexão entre líder e colaborador, e engajamento entre o colaborador e a empresa, esse líder precisa mostrar para a sua equipe como é bom estar naquela área, lidando com aqueles desafios, fazendo parte daquele propósito com os seus talentos e qualidades. Ressaltar a importância de cada colaborador é fundamental para manter essa conexão. A equipe precisa sentir que é parte de um propósito, e assim, despertar o pensamento do legado e do pertencimento, pois as pessoas precisam se sentir parte de algo e de um grupo. Isso é papel de um bom líder”, comenta a especialista.

Não à toa, em 2022, quatro dos dez cursos mais procurados no Linkedin Learning estavam relacionados com comunicação: Fundamentos da Colaboração em Equipe, Comunicação Interpessoal, Como se comunicar com confiança e Vieses Inconscientes.

Habilidade aprendida

Patricia diz que é possível aprender a se comunicar e a gerar conexão não apenas com liderados, mas com pares e com a alta diretoria. Para isso, os líderes precisam estar dispostos a desenvolver e demonstrar empatia, confiança e, principalmente, escuta.

“A comunicação com a equipe precisa ser assertiva. Não adianta o líder usar o Teams para falar com um colaborador e este responder pelo Whatsapp ou por e-mail. Todos precisam estar alinhados e usarem a mesma ferramenta de comunicação dentro da empresa. Além disso, o líder precisa encontrar a constância certa para se comunicar, não pode ser maçante, o tempo todo bombardeando a equipe com mensagens, mas também não dá para falar com seus colaboradores apenas uma vez por semana”, pontua a especialista em aceleração de carreira.