Um projeto de pesquisa, desenvolvido no Departamento de Enfermagem (DEnf) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está recrutando estudantes da área de Ciências Humanas da Instituição para estudo que pretende avaliar a relação entre dor crônica e depressão nesse público.
Os participantes responderão questionário online sobre o tema. A pesquisa de Iniciação Científica é feita pela graduanda em Enfermagem, Lilia Rosa Batista Oliveira, sob orientação de Priscilla Hortense, docente do DEnf.
Várias dimensões
De acordo com a pesquisadora, a relação entre dor crônica e depressão já está comprovada. “Dor crônica e depressão têm uma relação bidirecional.
A dor crônica pode ser explicada pelo modelo biopsicossocial, o qual teoriza que várias dimensões do ser humano estão inter-relacionadas, sendo que componentes psíquicos, sociais e cognitivos podem comprometer o componente biológico e vice-versa”, explica. Oliveira acrescenta que a relação entre os fatores será analisada junto aos universitários, que é uma população pouco estudada nessa temática.
Impactos da dor
Os impactos negativos da dor incluem baixa qualidade de vida, sofrimento psicológico, incapacidade, redução da produtividade e altos custos socioeconômicos.
Diante disso, a possibilidade de mapear essa situação entre os estudantes da UFSCar permite conhecer a realidade desse público com relação a problemas que interferem sobremaneira nas suas vidas pessoais e acadêmicas. “Um projeto futuro que temos é o de auxiliar esses estudantes a realizarem o automanejo da dor como uma prática de autocuidado”, comenta a pesquisadora citando que alunos de outros cursos também serão convidados para a pesquisa em etapas futuras.