Uma pesquisa de Iniciação Científica, desenvolvida no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está convidando graduandos de cursos da área da saúde de todo o País para avaliar o conhecimento deles a respeito da caderneta de saúde da pessoa idosa. O estudo é feito pela estudante de Gerontologia da UFSCar, Luana Rafaela Porcatti, sob orientação de Karina Gramani Say e coorientação de Fabiana Orlandi, docentes do DGero.

Acompanhamento adequado

De acordo com Karina Say, o acompanhamento adequado da saúde do idoso deve ser feito, conforme preconização mundial, a partir de uma avaliação multidimensional desse paciente, a ser realizada pelo menos uma vez ao ano. “É a partir dessa avaliação que a equipe de saúde cria o plano de cuidado e as unidades e gestores podem se organizar melhor para ações e serviços de apoio para a promoção e assistência à saúde”, explica Say. 

Nesse cenário, a caderneta de saúde da pessoa idosa é a primeira ferramenta para que essa avaliação multidimensional seja feita na Atenção Primária, conforme indicado pelo Ministério da Saúde. “De posse da caderneta, o idoso atendido em qualquer outro serviço, por qualquer outro profissional especialista ou no hospital, levará todas as informações já preenchidas”, complementa a docente que orienta o estudo.

Atuação profissional

O objetivo da pesquisa é justamente compreender se os estudantes de cursos da área da saúde conhecem essa caderneta e sua utilização, visto que ela é uma estratégia nacional de saúde da pessoa idosa. “Queremos compreender se os graduandos usam a caderneta durante a graduação nas atividades práticas e de estágio para elaborarem com a equipe o plano de cuidado e, assim, estarem aptos a utilizarem após formados na sua atuação profissional”, afirma.

Para realizar o estudo, estão sendo convidados estudantes de graduação de cursos da área da saúde, a partir de 18 anos, de qualquer instituição brasileira.