Segundo o estudo, testemunhar esses eventos se desenrolando nas notícias pode trazer um estado constante de alerta máximo em algumas pessoas: um ciclo vicioso pode se desenvolver no qual, em vez de se desligar, eles se tornam ainda mais atraídos, obcecados pelas notícias e verificando atualizações o tempo todo para aliviar seu sofrimento emocional. Além de não ajudar, isso começa a interferir em outros aspectos de suas vidas.

Fadiga frequente

A pesquisa, feita com com 1.100 adultos norte-americanos, foram questionados sobre até que ponto concordavam com afirmações como “Fico tão absorto nas notícias que esqueço o mundo ao meu redor”, “minha mente está frequentemente ocupada com pensamentos sobre as notícias”, “Eu acho difícil parar de ler ou assistir ao noticiário” e “Muitas vezes não presto atenção na escola ou no trabalho porque estou lendo ou assistindo ao noticiário”.

Os entrevistados também foram questionados sobre a frequência com que experimentavam sentimentos de estresse e ansiedade, bem como doenças físicas, como fadiga, dor física, falta de concentração e problemas gastrointestinais.

Mal-estar mental

Os resultados revelaram que 16,5% das pessoas pesquisadas mostraram sinais de consumo de notícias ‘severamente problemático’. As pessoas com níveis mais altos de consumo problemático de notícias eram significativamente mais propensas a experimentar mal-estar mental e físico do que aquelas com níveis mais baixos, mesmo ao controlar dados demográficos, traços de personalidade e uso geral de notícias.

De acordo com os pesquisadores, os resultados mostram que há uma necessidade de campanhas de alfabetização de mídia focadas em ajudar as pessoas a desenvolverem um relacionamento mais saudável com as notícias.