Para a psicóloga Emily Mroz, da Universidade de Yale, refere-se à morte e mortalidade como “um motivador significativo, se não o mais primordial, de como organizamos nossas vidas”.

Essa definição é ecoada pelos resultados de um estudo recente que descobriu que as pessoas se definem mais virtuosamente quando perguntadas como elas querem ser lembradas em comparação com apenas descrever quem elas são no presente.

Busca de significado

Como deixar um legado é um componente importante da busca de significado em sua vida, ver sua vida através das lentes da finitude pode ser imensamente útil para alguém que pode estar se sentindo perdido ou desprovido de significado.

De acordo com Mroz:

  1. Para algumas pessoas, como atletas que escalam os picos das montanhas mais mortíferas, a ideia de deixar um legado após a morte é bem diferente do que para uma pessoa comum. Eles estão realmente com o objetivo de deixar um legado não baseado em virtude, mas baseado em realizações extremas, levando a experiência humana à sua capacidade máxima.
  2. Para aqueles que exploram a mentalidade YOLO (uma abreviação para you only live once, literalmente, você só vive uma vez), esse mantra hedonista pode existir na superfície de um relacionamento mais profundo com a morte – no qual também existem intenções virtuosas e que deixam legados.

Em outras palavras, os humanos são programados para cultivar significado e virtuosismo em suas vidas, e viver de forma imprudente pode ser menos gratificante do que pensamos. Falar e pensar sobre a morte do ponto de vista de deixar um legado pode nos ajudar a identificar o que realmente importa na vida e pode nos dar coragem para persegui-la sem medo.

Aproveite seu ‘ódio’ para melhorar

Outro estudo recente descobriu que o ódio que você nutre por um grupo, instituição ou um conceito abstrato pode estar alimentando sua vida com significado e propósito. O psicólogo Abdo Elnakouri se refere a esse tipo de ódio como ‘ódio coletivo’.

Isso é diferente do ódio pessoal que você pode sentir em relação a determinadas pessoas que o prejudicaram. O ódio coletivo geralmente vem de fazer parte de uma comunidade que vê outro grupo como inimigo.

“Talvez precisemos cultivar mais ódio em relação às mudanças climáticas, racismo e outros males da sociedade. Muito disso dependeria do objetivo do ódio”, diz ele.