O psiquiatra José Ângelo Gaiarsa viveu entre 1920 e 2010. Morreu, aos 90 anos, como um dos maiores especialistas brasileiros em comunicação não verbal, análise bioenergética, psicoterapia corporal e psicossomática. Era um iconoclasta que, a cada nova afirmação, provocava os mais conservadores com sua postura irreverente em relação a temas como família, amor e sexualidade. O tempo passou e ainda hoje seus conceitos causam inquietação quando o que se quer tratar, sem hipocrisia, é a consciência em relação ao nosso próprio corpo.

Como tributo à personalidade marcante de Gaiarsa, um terapeuta corporal visionário, o Grupo Editorial Summus preparou novos livros e promoverá eventos em parceria com a Unibes Cultural para relembrar sua produção literária e seus conceitos. Relacionamentos, autoconhecimento e comportamento humano foram “objetos” de laboratório de uma vida dedicada ao ofício de traduzir os dilemas humanos.

Tributo

Como forma de personificar esse tributo histórico, o Grupo Editorial Summus se une à Unibes Cultural para realizar o evento Gaiarsa, 100 Anos – O legado de J. A. Gaiarsa para a sociedade e a psicologia. A série de encontros virtuais terá Fernanda Carlos Borges como mediadora de lives com autores do livro “O legado de J. A. Gaiarsa”. Durante duas semanas, às terças e quintas, entre 20 e 27 de outubro, as conversas terão a participação de personalidades que conviveram ou trabalharam com Gaiarsa, tratando de temas instigantes como amor, sexo, educação de filhos, comportamento, fidelidade, machismo, feminismo e hipocrisia, nas ideias que se mostram atuais até os dias de hoje.

As ações em torno do centenário de J.A. Gaiarsa serão amplamente divulgadas nas redes sociais do Grupo Editorial Summus, assim como campanhas promocionais para perpetuar as reflexões paradoxais para o aperfeiçoamento pessoal.

EVENTO:

Gaiarsa, 100 Anos – O legado de J. A. Gaiarsa para a sociedade e a psicologia

Formato: Lives transmitidas pelos canais da Unibes Cultural

Horário: sempre as15h

Datas e temas:

  • 20 de outubro: Contracultura e outros corpos (André Gaiarsa, Fernanda Carlos Borges e Regina Favre).
  • 22 de outubro: Família, sexualidade e relacionamento (Daisy Souza, Fernanda Carlos Borges e Regina Navarro Lins).
  • 27 de outubro: Corpo e saber de si (Dárcio Valente Rodrigues, Fábio Landa, Fernanda Carlos Borges e Pedro Prado).
  • 29 de outubro: Corpo, ética e espiritualidade (Fernanda Carlos Borges, Monja Cohen e Nadeesh Gaiarsa).

 E mais …

Indicação dos Livros do psiquiatra

Entre as ações para celebrar o centenário, está disponível para download gratuito o e-book J.A. Gaiarsa 100 anos – Coletânea de pensamentos (Editora Ágora), reunindo as principais manifestações do psicoterapeuta. A obra concentra um compilado de textos de Gaiarsa como estudioso dos fenômenos da consciência, introdutor do pensamento de Wilhelm Reich no país e que formou uma legião de terapeutas corporais. Transitou pelo ambiente da contracultura paulistana e foi um dos primeiros intelectuais a quebrar a barreira da linguagem.

Outra forma de reverenciar Gaiarsa será reunir os pensamentos de seguidores. O livro O legado de J.A. Gaiarsa (Editora Ágora – no prelo), que será lançado em outubro, traz entrevistas e textos autorais de pessoas que conviveram com ele. A ideia é que o leitor, a partir desses relatos, construa uma visão própria acerca do grande mestre.

Pacientes, colegas de trabalho, familiares e amigos mostram na obra o Gaiarsa precursor da contracultura no Brasil, o profissional generoso, que ensinava tudo que aprendia, e o apaixonado pela vida e pela pesquisa da relação entre corpo e comportamento.

Pai amoroso e presente, o terapeuta ajudou muita gente a mudar de rumo e a explorar seu potencial. Na mídia, ficou conhecido como o comunicador pop e autor de livros densos e inovadores.

A filósofa Fernanda Carlos Borges – pioneira no estudo acadêmico da obra gaiarsiana – organizou a obra e convidou personalidades que conviveram com ele, como Monja Cohen, Regina Navarro Lins e Nadeesh Gaiarsa, filho do psiquiatra, entre outros admiradores que trouxeram suas contribuições para o resgate intenso desse legado, um verdadeiro bálsamo para nos ajudar a enfrentar os tempos duros que vivemos. A obra está no prelo, com lançamento previsto para outubro.