Com o coração apertado e preocupada com as famílias que estão passando por situações críticas devido às enchentes no Rio Grande do Sul, a psicóloga Sabrina Führ elaborou um livro infantil para auxiliar no diálogo com as crianças que estão tendo dificuldades associadas.
Comprometida em contribuir com ações que possam ajudar nesse momento trágico, ela divulga o link da publicação de distribuição livre e gratuita. Ajude também a fazer essas importantes informações chegarem a todos que precisam.
Nota aos familiares e outros cuidadores
As crianças que passam por situações traumáticas necessitam do auxílio de um adulto para dar sentido ao que viveram e regular suas emoções. Se possível, leia este livro com a sua criança e converse sobre suas memórias e emoções. Permita que ela conte e reconte quantas vezes quiser o que viveu – esta é a forma que as crianças têm de processar suas memórias traumáticas.
Você não precisa corrigir o relato dela, caso ela tenha esquecido de algo. Somente escute e responda as perguntas que ela tiver com a verdade. Caso a criança não queira falar nada no momento, respeite o tempo dela. E se você se sentir emocionado, não se preocupe em chorar. Ser forte não significa não sentir e sim poder acolher as emoções e dar continuidade à vida.
Crianças aprendem muito observando os adultos. Caso você não esteja em condições psicológicas para ter esta conversa com sua criança nesse momento, saiba que isso é muito normal. Procure o auxílio de um profissional da saúde, ele poderá ajudar.