A amostra do estudo foi de 449 trabalhadores da MTurk (igual percentual de homens e mulheres) com idade média de 41 anos; 64% estavam em um relacionamento romântico comprometido.

Para avaliar as diferenças no cyberstalking, os pesquisadores usaram uma medida contendo 21 itens, como “Verifiquei o histórico do telefone/computador do meu parceiro para ver o que ele estava fazendo” e “Usei uma conta alternativa (‘falsa’) online (por exemplo, Facebook, Instagram, e-mail) para verificar os perfis de outras pessoas sem que elas saibam.”

Motivos sociais

Os motivos sociais fundamentais foram avaliados com uma medida contendo oito itens que avaliavam a importância de fazer amigos, garantir a segurança, ter certeza de que o companheiro está feliz etc. A análise dos dados mostrou “evidências de um modelo multidimensional de cyberstalking de parceiros íntimos, que inclui formas passivas, invasivas e duplicadas”. Os resultados também mostraram que as mulheres perpetraram mais “ciberstalking geral, invasivo e passivo” do que os homens.

Além disso, os traços de personalidade da Tríade Negra (maquiavelismo, narcisismo e psicopatia) correlacionavam-se com a perseguição geral; no entanto, apenas a psicopatia foi associada às três formas de cyberstalking. Os autores também levantaram a hipótese de que uma razão pela qual as mulheres se envolvem em mais cyberstalking é que elas querem evitar escolhas erradas, como fazer sexo com um parceiro que tem uma doença sexualmente transmissível ou ficar com um companheiro de longa data que trai e é infiel.

Tipos diferentes

A pesquisa concluiu, ainda, que existem três tipos de cyberstalking de parceiros íntimos:

  • Passiva (por exemplo, verificar as contas de mídia social do seu ex-marido, seu último status online).
  • Invasivo (por exemplo, usando as credenciais de sua esposa para entrar em sua conta de e-mail ou telefone).
  • Duplicidade (por exemplo, criar uma conta falsa no Facebook ou fingir ser outra pessoa em um e-mail para seu namorado).

Dos três tipos, o cyberstalking passivo é o mais comum.