Direcionado a profissionais da área da saúde e educação, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e médicos, o curso on-line Protea-R, da Vetor Editora, aborda o transtorno do espectro autista (TEA). As atividades estão previstas para os dias 7 a 10 de março pela plataforma Google Meet.

O evento tem como objetivo rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do TEA com fins de sistematização da observação da interação da criança durante a avaliação clínica e sua integração com crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente aquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.

A docente que ministrará o curso é psicóloga Bibiana Gallas, mestranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED/UFRGS) e do Centro Experimental Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA/UFRGS). Extensionista no Centro de Avaliação Psicológica/UFRGS (CAP/UFRGS).

Conteúdo programático:

Classificação (DSM-5);

Caracterização dos sinais de risco e sintomas; principais desafios para a avaliação de crianças pré-escolares;

Sistema Protea-R de avaliação do TEA: bases teóricas e empíricas;

Sistema Protea-R de avaliação do TEA: estrutura;

Entrevista de anamnese;

Entrevista devolutiva;

Protocolo de avaliação comportamental para crianças com suspeita de TEA – Protea-R-NV: administração, codificação e interpretação.

Informações complementares:

Data: 7 a 10 de março

Horário: das 19 às 21 horas

Carga horaria: 8 horas

Para maiores informações, acesse aqui.