Nem toda provocação é cotidiana, mas todo cotidiano é uma provocação. É o que mostra a psicóloga e psicoterapeuta Patrícia Spindler no seu livro ‘Provocações do cotidiano: crônicas e afetos em saúde mental’, publicado pela Sinopsys Editora. Trata-se de uma compilação das crônicas que a autora vem escrevendo há mais de 15 anos para jornais e outros veículos de comunicação.

São textos que, ao longo do tempo, acompanham seus pensamentos e as práticas como psicóloga, psicoterapeuta, mulher, mãe e tantos outros lugares ocupados. Patrícia escreve sobre psicologia a partir de diferentes ângulos e exercita a capacidade de comunicar algo singular como agente de transformação social. Voltada a adolescentes e adultos, a obra é feita para degustar, apreciar e refletir sobre a vida.

“Cada pessoa faz a sua leitura de mundo a partir da época, do momento e do lugar em que vive. Isso nos aproxima e nos torna semelhantes. Por outro lado, nos diferenciamos a partir do universo de relações que estabelecemos, das nossas vivências e experiências. Mas é essencialmente pela sensibilidade que cada um torna-se singular e constrói as suas marcas”, afirma a autora na crônica ‘Sensibilidade’, que está no livro.

Mais sobre a autora

A psicóloga e psicoterapeuta Patrícia Spindler tem especialização e mestrado em psicologia social e institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora da Faculdade IENH, psicóloga da prefeitura de Novo Hamburgo/RS e articulista do Jornal NH. Também escreve para diversos outros veículos de comunicação.

Ficha técnica

Título: Provocações do cotidiano: crônicas e afetos em saúde mental

Autora: Patrícia Spindler

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 128