Segundo a Organização Mundial da Saúde, quase 19 milhões de pessoas no país sofrem com os sintomas de ansiedade.

É praticamente impossível não sentir ansiedade nos tempos modernos. O que pode mudar de uma pessoa para outra é o grau, a intensidade de sensações e sintomas.

Sinais de ansiedade

Hoje, com o avanço da tecnologia e a quantidade de informações que recebemos, é impossível você não se sentir confuso ou até pressionado para fazer uma escolha.

A ansiedade apresenta sintomas e, em casos mais leves, é possível você aprender a lidar com ela.

Para isso, algumas pequenas atitudes no cotidiano podem realmente fazer uma diferença imensa, evitando ou diminuindo os sinais de ansiedade.

Aplicação no cotidiano

Algumas práticas podem ser aplicadas ao cotidiano para minimizar os efeitos da ansiedade.

1 – Respiração alongada 

A respiração alongada é sem dúvida uma das técnicas mais simples e eficientes que uma pessoa ansiosa pode usar para aliviar aquela respiração ofegante e acalmar a mente. O ideal é inspirar e expirar calmamente e pausadamente pelo menos três vezes seguidas. O cérebro precisa de oxigênio e esse exercício ajuda na concentração. É uma técnica que não tem contraindicação!

.2 – Pequenas pausas na rotina

Reservar alguns minutos em várias partes do dia para você respirar calmamente e tomar um chá, fazer algo que gosta por alguns minutos, pode ajudar e muito você a não alimentar o ciclo da ansiedade. Ter tempo para relaxar, ler um livro ou ouvir música são exercícios diários essenciais para a saúde mental.

3 – Detox digital

Sim, ficar conectado o tempo todo pode ser prejudicial à saúde. É importante separar algumas horas do dia para deixar o smartphone de lado e focar em outros afazeres que promovem o autocuidado. As redes sociais impõem um ideal. Você vê ali pessoas e fotos incríveis, se compara com aquilo e não considera sua própria realidade e nem sabe o que acontece nos bastidores da vida daquelas pessoas que aparentam felicidade na rede. Cuidado com isso, tenha mais tempo para o real.

4 – Organize sua rotina

Organizar suas tarefas e ter uma agenda semanal equilibrada pode aliviar a ansiedade. Não deixe todas as informações e compromissos na cabeça, busque enxergar sua semana, seu mês e ir encaixando conforme sua produtividade e necessidade e coloque na agenda de papel ou digital. É importante saber o que é urgente, o que pode e deve ser feito ali no momento. Porém, é preciso também enxergar a médio e longo prazo. O mundo está imediatista e a ansiedade também está associada a isso.  

5 – Faça alguma atividade física

Praticar atividade física é fundamental para o organismo, inclusive porque libera substâncias importantes para o bem-estar, como a endorfina. Esse é um recurso que deve ser avaliado de acordo com as condições pessoais de cada um, mas são indispensáveis para aliviar os sintomas da ansiedade.

Acompanhamento psicológico

Independentemente das técnicas, é fundamental o acompanhamento psicológico e só o especialista que atende o paciente consegue encontrar caminhos alternativos e eficientes para que a pessoa lide melhor com a ansiedade de acordo com suas condições e necessidades.

E MAIS…

A ansiedade faz parte do nosso cotidiano

Outro ponto importante é que a ansiedade faz parte do nosso cotidiano. O mundo está em uma transformação rápida e intensa e acompanhar tudo isso é certamente desafiador para todos.

A boa notícia é que a ansiedade não é sempre algo ruim, ela também está presente em bons momentos da vida.