De acordo com o ‘Guia da atividade física para a população brasileira’, do Ministério da Saúde, a saúde física é importante para o pleno desenvolvimento humano e a atividade física deve ser praticada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou o estudo, ao executar tarefas domésticas ou durante o tempo livre.

Movimentar-se não faz bem só ao corpo, mas também à mente. Estudos comprovam que a prática sistemática de atividades físicas para a população geral está associada à ausência ou a poucos sintomas depressivos ou de ansiedade.

Entre os exemplos de atividades físicas, estão caminhar, correr, pedalar, brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, limpar a casa, passear com animais de estimação, cultivar a terra, cuidar do quintal e praticar esportes. Os exercícios físicos também fazem parte dessa lista, mas se diferenciam por serem atividades planejadas, estruturadas e repetitivas com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado, além de serem prescritos por profissionais de educação física.

Desafio

Conforme o educador físico Tauan Gomes, o sedentarismo é um dos maiores desafios da sociedade atualmente. “As diversas mudanças e inovações tecnológicas fizeram com que a maioria das pessoas perdesse a necessidade direta de realizar atividades físicas, desde as mais rotineiras, como andar a pé, às mais estruturadas, como praticar esportes”, observa.

Nesta entrevista, ele fala sobre os riscos de ficar parado e traz algumas dicas para as pessoas serem mais ativas mesmo com a rotina diária agitada. “É preciso incluir as atividades físicas de uma forma natural no dia a dia para fugir do sedentarismo”, ressalta.

Tauan também é personal trainer e coach com formação pela International Coaching and Leaders Association. O carioca residente em Portugal está envolvido com jiu-jítsu, cross, judô e musculação. Atualmente ministra aulas e dá consultorias virtuais para pessoas de diferentes partes do mundo. Além dos treinos, que buscam o emagrecimento saudável e eficaz, oferece sessões completas e ferramentas de coaching durante o processo, trazendo uma abordagem 360º para a saúde do cliente.

Quais as possíveis consequências do sedentarismo?

O sedentarismo é um dos maiores desafios da sociedade atualmente. As diversas mudanças e inovações tecnológicas fizeram com que a maioria das pessoas perdesse a necessidade direta de realizar atividades físicas, desde as mais rotineiras, como andar a pé, às mais estruturadas, como praticar esportes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço da população mundial adulta é fisicamente inativa. No Brasil, dados do IBGE indicam que 47% dos brasileiros adultos e 84% dos jovens são sedentários. Esse cenário contribui para doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outros, o que reduz a expectativa de vida.

Qual a solução para o problema?

Para escapar do sedentarismo, é importante incluir atividades físicas de forma natural no cotidiano. Mesmo com rotinas corridas, encontrar tempo para manter o corpo ativo é fundamental para a saúde. Abaixo, seguem algumas dicas de como fazer isso.

Incorporar atividade física na rotina: aqui não estamos falando de esportes, de corrida, de dança etc., e sim de pequenas movimentações que muitas vezes trocamos em prol da comodidade. Por exemplo, subir escadas em lugar de uso o elevador, ir a pé para locais próximos em vez de usar o carro, passear com o cachorro etc.

Buscar algo de que goste: muitas vezes não é a atividade física em si que desmotiva a pessoa, e sim a específica que escolheu. Existem infinitas possibilidades, basta escolher a que tem mais afinidade, como futebol, dança, corrida, ciclismo, artes marciais, musculação, entre outras.

Criar o hábito: nossa vida é movida a hábitos, então transforme o exercício físico em um hábito também, defina um horário, evite fugir dele, escolha durações realistas para não desmotivar com o tempo. No longo prazo, a atividade física vai se tornar totalmente natural.

Meta de passos: uma das atividades físicas mais simples e rotineiras que se pode fazer é caminhar. Ela pode ser incorporada com muita facilidade no dia a dia, por isso, vale a pena definir uma meta de passos diária ou pelo menos medi-los para ter real noção do próprio sedentarismo. Existem até mesmo aplicativos de celular que ajudam com isso.

Focar nas atividades em grupo: o ser humano é sociável, por isso, transformar o exercício em uma atividade social ajuda a torná-la mais prazerosa. Convide amigos para praticar um novo esporte ou faça amigos por lá, foque em atividades que precisem de grupos.