Tenho um filho surdo e a escola, que possui um programa de inclusão bacana, sugeriu que agora que ele está entrando na fase da adolescência, faça um acompanhamento terapêutico, mas não sei onde encontrar esse tipo de tratamento especializado com linguagem de sinais. Podem me ajudar?

A psicoterapia é muito importante em qualquer fase da vida, mas na adolescência é fundamental, é uma fase cheia de descobertas, novos aprendizados e também muitos conflitos do adolescente com ele mesmo e com os outros, principalmente com pais ou responsáveis.
Desde 24 de abril de 2002, com a LEI Nº 10.436, Libras é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão dos surdos no Brasil, portanto é uma língua e não uma linguagem. Inclusive, hoje, dia 10 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais. E existem profissionais na área de Psicologia que usam essa língua para o atendimento de clientes da comunidade surda. Não Sei em qual região você está, mas eu mesma faço atendimento on-line ou posso indicar outros canais em que você pode buscar por esse tipo de tratamento. Entre em contato pelo meu site: https://www.psicolibrasluciana.com.br/ ou Whatzapp: (46) 988278301.
Abraço, Luciana Bicca, psicóloga, professora e intérprete de libras no Paraná.