As férias podem gerar conflitos entre os pais sobre quanto tempo a criança irá ficar com cada um. Esse tipo de conduta dos pais costuma estressar as crianças e deixá-las ansiosas, desnecessariamente.

Estamos falando de crianças em processo de amadurecimento e de suas necessidades físicas e emocionais; e que precisam de um ambiente amoroso, estável e saudável.

Disputas de convivência

Atualmente existem muitas crianças medicadas e um dos fatores observados é a ansiedade como consequência das discussões entre os pais, a respeito da rotina e disputas sobre a convivência entre residências materna e paterna.

Todas as vezes que os pais entram em desalinho sobre como dividir o tempo dos filhos com eles, a criança sai perdendo e os pais perdem tempo discutindo; desperdiçam esse tempo, que poderia estar sendo utilizado de forma positiva para construir vínculos afetivos sólidos com seus filhos. Além disso marcam de forma negativa a imagem do outro genitor.

Desenvolvimento saudável

Para que a criança se desenvolva de forma saudável emocionalmente, é preciso perceber a importância que tem para a criança a formação de vínculo afetivo com ambos os genitores e a família extensa , independente de estarem ou nao casados..

Não dá para partir a criança ao meio. E não dá para usar a criança como objeto de disputa . Pais saudáveis entendem que o filho é de dois e não uma propriedade ou objeto que deve suprir suas carências afetivas. Pais carentes temem pela perda do amor dos filhos, têm dificuldades em pensar sobre o que é bom para seu filho (a), ou como ele se sente diante dessas disputas, e assim, exigem seu tempo milimetricamente calculado.

E MAIS…

Algumas dicas podem ajudar na facilitação de acordos sobre as férias das crianças

  • Quando os pais vivem em cidades diferentes e a criança reside rotineiramente com um dos genitores, então o ideal é permitir e ajudar a criança a passar um período maior das férias com o outro genitor, uma atitude bastante justa e saudável para a criança. Isto serve também para pais que residem em países diferentes. O tempo com os pais é um direito da criança, não retirem isso dela;
  • Quando os pais residem na mesma cidade, fica mais fácil dividir as semanas das férias.
  • Muitos pais se queixam que os filhos não telefonam durante as férias. As vezes a criança não precisa telefonar, e essa necessidade pode ser mais do genitor que ficou sem a criança do que da própria criança. O canal de comunicação deve ficar aberto, mas não deve ser uma rotina de telefonemas. Se a criança sentir essa necessidade, cabe ao genitor que está com ela, favorecer a comunicação. Pais saudáveis permitem que os filhos telefonem para o outro genitor, quando eles desejam. Pais saudáveis não invadem as férias da criança com o outro genitor.
  • É bom que a criança tenha suas roupas em duas casas. Mas também permitir que haja intercâmbio de roupas e brinquedos entre as casas, sem que seja um problema de discussão entre os pais
  • É bom que a criança tenha suas roupas em duas casas. Mas também permitir que haja intercâmbio de roupas e brinquedos entre as casas, sem que seja um problema.