De acordo com uma pesquisa realizada pelo do Cedar-Sinai Medical Center, nos Estados Unidos, divulgada recentemente, os médicos deveriam prescrever o uso regular de vibradores para as mulheres. O estudo, liderado pela pesquisadora Alexandra Dubinskaya, confirma que usar vibrador durante a masturbação melhora na saúde do assoalho pélvico, redução da dor vulvar e melhorias na saúde, o que permite dizer que vibradores podem e devem ser considerados dispositivos terapêuticos, não apenas brinquedos sexuais.

Impactos positivos

Diversas pesquisas já haviam indicado os impactos positivos da masturbação feminina frequente na saúde física e mental. Entretanto, haviam poucas informações sobre o uso de vibradores como auxílio à masturbação e se eles têm impactos positivos na saúde.

Publicado na revista The Journal of Urology, o estudo considerou a revisão de 558 artigos, dos quais apenas 21 traziam evidências de uma série de benefícios do uso regular do vibrador. Eles também encontraram casos de uso regular de vibradores levando a melhorias na incontinência urinária, juntamente com aumento da força muscular do assoalho pélvico.

Redução do estresse

De acordo com a equipe, liderada pela pesquisadora Alexandra Dubinskaya, usar vibrador durante a masturbação reduz o tempo que uma mulher leva para atingir o orgasmo e também ajuda a alcançar orgasmos múltiplos, o que contribui para a redução do estresse e melhora na saúde sexual geral, segundo informações de outros estudos.

Diante disso, os pesquisadores concluem que os vibradores podem e devem ser considerados dispositivos terapêuticos, não apenas brinquedos sexuais. Eles sugerem que é hora de especialistas em medicina pélvica feminina, cirurgia reconstrutiva e até mesmo médicos em geral começarem a prescrever vibradores para suas pacientes.