O livro ‘Perdas irreparáveis – Alienação parental e falsas acusações de abuso sexual’, da psicóloga Andreia Calçada, é fruto da experiência da autora há mais de 20 anos em varas de família e criminais e em seu consultório particular, acompanhando de perto a dor de quem vive o problema. Nos dez capítulos, a autora aborda casos reais e avaliação das acusações de abuso sexual e da alienação parental. As consequências emocionais para todos os envolvidos, tratamento da alienação parental, entre outros temas que contextualizam o problema.
Esta é a terceira edição da obra que foi atualizada de acordo com as mudanças das leis e de pesquisas atuais sobre o tema. Como novidade, um capítulo sobre a avaliação da violência doméstica, importante para o diagnóstico diferencial na alienação parental.
Mais comum do que se imagina, a alienação parental está presente na vida das famílias: em casos de separação de casais com filhos, dentro do próprio casamento, na vida de pais sem histórico de convivência, enfim, em conflitos familiares com diversas nuances. Ocorre a alienação de avós, de tios, enfim da família inteira.
A guarda unilateral de um dos pais é terreno fértil para o crescimento da alienação parental, tendo como uma das armas as falsas acusações de abuso. Uma das mais graves e a mais perniciosa estratégia que a alienação parental pode apresentar é a falsa acusação de abuso sexual.
Andreia Calçada iniciou seu trabalho na psicologia jurídica a partir da prática clínica e psiquiátrica. O olhar amplo, contextualizado pelos conflitos familiares como fator fundamental para a compreensão destes, foi um aprendizado que permanece até os dias de hoje para a atuação no seu trabalho.
A psicóloga foi uma das pioneiras nas discussões sobre a alienação parental e acompanhou de perto a construção e a promulgação da Lei da Alienação Parental (Lei nº 12.318/2010).
Ficha técnica
Título: Perdas irreparáveis – Alienação parental e falsas acusações de abuso sexual
Autora: Andreia Calçada
Editora: Fólio Digital
Páginas: 186