O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 mudou drasticamente a rotina e os hábitos das famílias. Com as aulas suspensas, todos sentiram os efeitos dessa mudança. Em uma fase em que o convívio e a troca são tão importantes, como pais e profissionais – tanto da educação, quanto da saúde mental -, podem agir para que o desenvolvimento dos pequenos não fique prejudicado? 

A escola inovou-se diante das novas metodologias digitais para dar continuidade à aprendizagem nesses dias vividos durante a pandemia, que ainda não terminou. As famílias também reinventaram-se nos espaços das residências transformando-se em home office e homeschooling.

Neste atual cenário, é necessário compreender que o grande desafio escolar, não será apenas o de transmitir informações de conteúdos curriculares aos seus aprendentes, mas de refletir e exercitar sobre as competências socioemocionais apresentadas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Será fundamental que os estudantes possam se expressar, por meio das suas experiências vividas, como é conviver com as emoções no distanciamento físico e social, desenvolver a competência para compreender que as habilidades socioemocionais não são teóricas e, sim, práticas. Momento de despertar para o autoconhecimento, pelas relações intrapessoal e interpessoal aplicadas às habilidades da confiança, que só serão edificadas com a empatia.

Um aspecto importante para fortalecer e manter os vínculos afetivos será exercitar a autoestima e a aprendizagem colaborativa, por meio dos elogios positivos, e isso pode ser praticado pelo meio virtual. Se o desejo do educador e da família for o compromisso com a escola humanizadora, então, será necessário o resgate do lúdico, do corpo sensorial e perceptual do olhar, do gesto afetivo e o respeito ao ser humano, diante da generosidade e a acolhida. Isso deve ser contemplado e explorado no planejamento pedagógico digital.

Escola e família, diante dos novos tempos, deverão reconhecer que as novas modalidades no ensino serão as novas possibilidades no aprender. E a principal função e aprendizado será a integração da saúde mental, cognitiva, afetiva do estudante. Esses pilares precisam estar em harmonia, seja qual for a modalidade de aprendizagem: virtual ou presencial, quando esse começar a ocorrer novamente.